Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 13 de Julho de 2007 às 20:31

    Imprimir


Os XV Jogos Pan-americanos de Rio de Janeiro foram abertos nesta sexta-feira com um espetáculo de música e luzes no qual não faltaram vaias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para os atletas dos Estados Unidos.

"Declaro aberto os Jogos. Boa sorte", disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Arthur Nuzman, aos 5.500 atletas de 42 paises que competirão no Rio de Janeiro até o domingo 29, ao encerrar a solenidade que começou com a popular cantora Elza Soares interpretando o hino nacional brasileiro.

A cerimônia, que demorou mais de duas horas, se realizou no estádio do Maracanã, o templo do futebol brasileiro, com Lula nas tribunas de honra, ao lado de vários dignatários, entre eles os presidentes de Honduras, Manuel Zelaya, e do Panamá, Martín Torrijos. As aproximadamente 60.000 pessoas, que ocuparam as arquibancadas, aplaudiram discretamente ao desfile das 42 delegações das três Américas, mas dirigiram sonoras vaias cada vez que se mencionava o nome de Lula e quando se anunciou a passagem da delegação americana.

Um exército de 6.000 músicos, bailarinos e extras ocuparam o campo do Maracanã, convertido em um cenário de festa com luzes, pirotecnia e, especialmente, muito samba, a música tipicamente no Rio de Janeiro.

Os atletas desfilaram em meio a um corredor formado por 1.500 músicos das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. Os instrumentistas alternavam o samba com outros ritmos da música popular brasileira, especialmente o chorinho, outra expressão musical típica do Rio.

O refrão "sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor" soou forte quando ingressaram os atletas nacionais, liderados pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Souza, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, depois de ser agarrado por um irlandês> As competições começaram na quinta-feira com o futebol feminino, e se estenderão até domingo 29. Este evento é considerado chave para as pretensões do Rio de Janeiro ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

"Com estes jogos, Rio se converte na cidade olímpica do Brasil e da América", disse na cerimônia, Arthur Nuzman.

Rio de Janeiro gastou cerca de 1,8 bilhão de dólares na organização dos Pan-americanos. A cidade ganhou uma Vila Olímpica de 17 edifícios, quatro novos estádios e remodelou uma dezena de instalações esportivas.

Para reforçar a segurança, ponto crucial de uma cidade com altos índices de criminalidade, foram destinados 280 milhões de dólares para modernização do sistema policial carioca.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/216716/visualizar/