Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 11 de Julho de 2007 às 22:05

    Imprimir


Vários soldados e policiais foram enviados nesta quarta-feira para proteger dutos e campos de petróleo no México, logo após um grupo rebelde ter assumido a responsabilidade por uma série de explosões na rede de combustíveis.

A estatal petrolífera Pemex, importante fornecedora dos EUA, informou que aumentou a presença policial e de militares em suas instalações, logo após o grupo de esquerda Exército Popular Revolucionário (EPR) ter assumido na terça-feira a autoria dos quatro atentados aos dutos nos últimos dias e ter prometido realizar mais ataques.

A Pemex acrescentou dois helicópteros a mais a suas operações de vigilância e trabalha com a Secretaria de Defesa e com a Polícia Federal mexicanas para encontrar a melhor maneira de proteger os 14 mil quilômetros de dutos do país.

"O que estamos fazendo é reforçar essa presença, sobretudo na rede de dutos", disse um porta-voz.

O México é o 9o exportador de petróleo bruto do mundo e é considerado pelos EUA um fornecedor politicamente estável.

"O Exército está protegendo as instalações e nós, logicamente, estamos em alerta", relatou Andrés Granier, governador do Estado de Tabasco, rico em petróleo, onde mais soldados chegaram a proteger fábricas processadoras de gás e petroquímicas.

A polícia também estava destacada para cuidar de instalações estratégicas na Cidade do México, após o governo ter reagido à ameaça dizendo que aumentaria a segurança do país.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217082/visualizar/