Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 11 de Julho de 2007 às 17:26

    Imprimir


Sem acordo, a Câmara adiou a votação da reforma política para depois da sessão do Congresso que para votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), marcada para hoje à noite. A expectativa dos parlamentares é que se a votação ocorrer, seja realizada de madrugada.

Ainda não há consenso se o primeiro item da pauta será fidelidade partidária ou financiamento público de campanha.

"Eu tenho esperança que seja possível votar financiamento público de campanha. Estamos trabalhando para isso e o número daqueles que apóiam a proposta está aumentando", afirmou o relator da proposta da reforma, Ronaldo Caiado (DEM-GO).

A sessão desta quarta-feira foi suspensa depois de sucessivas obstruções promovidas pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). "O que querem fazer logo mais é uma sessão fantasma", disse o petebista, referindo-se com ironia ao esforço do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), de colocar o assunto em votação.

Para um grupo de deputados, o único item consensual é o que trata de fidelidade partidária. A medida determina que o parlamentar deve se manter no mesmo partido por no mínimo três anos e o prazo para ele se desfiliar é um mês antes das convenções. Se ele desobedecer a regra, fica quatro anos inelegível.

Já outros deputados defendem que o ideal é tentar aprovar ainda hoje o item que trata de financiamento público e privado de campanha. Pelas propostas em discussão, o financiamento público seria destinado aos majoritários (presidente, governadores e prefeitos) e o privado aos candidatos ao Legislativo (deputados e vereadores).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217140/visualizar/