Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Julho de 2007 às 19:05

    Imprimir


A Casa Branca realizou nesta segunda-feira sua Conferência para as Américas. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, insistiu na aprovação legislativa do acordo comercial com o Peru. Já a Secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, promoveu uma "agenda positiva" para a América Latina.

A realização do evento --que incluiu o organizações da sociedade civil, empresários, acadêmicos e autoridades do governo americano-- foi anunciada antes da visita de Bush a países da América Latina, ocorrida em março, quando o chefe de governo norte-americano esteve no Brasil.

"Gostaria que o acordo com o Peru esteja pronto antes do começo de agosto", afirmou o presidente americano, ao abrir a Conferência da Casa Branca para as Américas. Bush não citou prazos para a aprovação de outros tratados de livre comércio (TLC) firmados com países da região --Colômbia e Panamá--, que também dependem da aprovação do Congresso americano.

Bush insistiu que o livre comércio é "a melhor forma de derrotar a pobreza" na América Latina. "Se estamos interessados na prosperidade de nossos vizinhos e queremos contribuir para melhorar a vida dos outros, então o Congresso americano deve honrar os acordos que negociamos com esses importantes países e aprovar essas leis."

O presidente dos EUA aproveitou um encontro com empresários do continente para pressionar o Congresso, após dirigentes da oposição democrata, que controla o Capitólio, darem a entender há dez dias que estavam dispostos a ratificar "nas próximas semanas" os tratados com o Peru e o Panamá, mas descartarem no momento o acordo com Bogotá.

Na conferência desta segunda-feira, a Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, defendeu um encontro com os companheiros latino-americanos em Washington, no que chamou de "agenda positiva" do governo Bush para a América Latina.

Ela sustentou que o país continuará "impulsionando políticas de cooperação com os governos da região", afirmou que os EUA têm "relações extraordinariamente boas com o México", assim como com Chile e Brasil, e "diferentes com Argentina, mas igualmente boas". Ela também inclui o Uruguai entre os países com os quais Washington mantém boas relações.

Participaram da conferência representantes de cerca de 150 organizações latino-americanas e grupos americanos. No encontro, a primeira-dama americana, Laura Bush, anunciou também o lançamento da Associação das Américas para Promover a Conscientização e a Pesquisa contra o Câncer de Mama, que reunirá especialistas dos EUA, Brasil, Costa Rica e México.

Entre os representantes do governo americano, estiveram presentes os responsáveis por comércio, Carlos Gutiérrez, e Educação, Margaret Spellings, além do Secretário do Tesouro, Henry Paulson, antes de partir para um giro pela América Latina, que inclui passagens por Belo Horizonte e Brasília.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217519/visualizar/