Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 08 de Julho de 2007 às 10:56
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Prefeitos de vários municípios, que não podem mais serem candidatos à reeleição em 2008, por estarem no segundo mandato, estão dispostos a disputar um terceiro mandato em outra cidade, desde que renunciem no município onde administram, aproveitando a brecha aberta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A resposta do TSE abriu uma série de especulações que estão movimentando os bastidores políticos, quase um ano antes das eleições municipais de 2008, tudo por que em alguns casos os atuais prefeitos já reeleitos, fazem uma boa administração em seus respectivos municípios, enquanto nos vizinhos a situação é diferente, fazendo com que passem a especular os nomes dos bons administradores.

O nome do prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior (PR), vem sendo sondado por lideranças do vizinho município de Alto Paraguai, onde inclusive, Chico Mendes, possui propriedade rural. O atual prefeito Umbelino Alves de Campos, Bilú, é criticado por uma administração pífia, que não conseguiu tirar o município do atoleiro em que mergulhou nos últimos quatro anos. Fontes revelam que Chico Mendes se sente tentado a disputar a sucessão do colega, deixando o cargo em Diamantino nas mãos de seu vice-prefeito, Milton Criveleto (DEM), que por sua vez disputaria o paço municipal no exercício do cargo. As conversações acontecem nos bastidores, e uma pesquisa deve ser encomendada para aferir o que pensam os eleitores de Alto Paraguai sobre o assunto. A noticia caiu como uma bomba para aqueles que almejam suceder Bilú.

Outro prefeito de segundo mandato, que estuda disputar em outro domicilio eleitoral é o prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves (PR), que estaria tentado a disputar em Nobres ou Barra do Bugres, próximos de Rosário Oeste. Zeno Gonçalves não confirma a pretensão, mas também não descarta a possibilidade, já que com isso também deixaria o vice-prefeito, Joemil Araújo (PMDB), no cargo de prefeito, que este já articula para disputar. Com isso os prefeitos dão uma cajadada matando dois coelhos de uma vez só, resolvendo um problema caseiro e de futuro.

O prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos, Cidinho (DEM), também presidente da AMM, está sendo sondado para disputar nos municípios de Arenápolis ou Tangará da Serra. Nas duas cidades, Cidinho já ocupou cargos em administrações anteriores. Em Arenápolis foi Secretário de Educação na gestão do ex-prefeito José Carlos Beato e em Tangará da Serra, assessor do ex-prefeito Jaime Muraro.

Cidinho tem o apoio do ex-prefeito Jaime Muraro (DEM), hoje apontado com o nome mais forte e, dessa forma, com grandes chances de se eleger.

A possibilidade do presidente da AMM e prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos (DEM), o Cidinho, de disputar a Prefeitura de Tangará da Serra, com o apoio do ex-prefeito Jaime Muraro, deixou o prefeito Júlio César Ladeia (PR) muito preocupado, já que pretende disputar a reeleição, mas ainda não conseguiu iniciar articulações que possam solidificar sua pretensão. De outro lado, o Deputado Estadual Wagner Ramos, já teria garantido o apoio a Cidinho, caso este decida por disputar em Tangará da Serra. O prefeito de Arenápolis, Oliveira Sampaio (PP), prefere não polemizar e tem dito nos bastidores, que caso Cidinho, oficialize sua decisão pelo seu município, hipotecaria total apoio ao colega. “ Se ele quiser disputar aqui terá meu apoio” resume Oliveira. Porém, Cidinho, vem garantindo de que, por enquanto, não pensa no assunto. Afirma que vai terminar seu mandato e dar mais atenção a família.

Como nos casos anteriores, Cidinho, também tem um compromisso com seu vice-prefeito Juvenal Alexandre (PR), que integrou pela terceira vez a coligação que lhe deu três mandatos em Nova Marilândia. Caso deixe a prefeitura para disputar em Tangará da Serra ou Arenápolis, o vice assume o cargo e disputa a eleição com chances de vitória em 2008.

A moda, como se vê, está tomando conta e se alastrando. Com isso prefeitos de outros municípios que também não podem mais ser candidatos à reeleição estão também pensando em mudar de domicílio eleitoral, o que colocaria fogo na disputa eleitoral dos municípios.




Fonte: Reporternews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217768/visualizar/