Sindicalista avalia que acidente da Gol foi 'estopim' para crise aérea
Desse dia em diante, afirma ele, “nenhum controlador mais é maluco de pegar um número excessivo de aeronaves para operar”, como ocorria até então. Com essa decisão, ficou evidente a falta de pessoal e de estrutura no setor.
Antes da queda no avião, ressalta Botelho, os controladores de vôo trabalhavam sobrecarregados – dependendo da região, o profissional podia operar até 20 aeronaves, quando o limite seria de no máximo 14. A partir do acidente, com a recusa dos controladores em trabalhar sem condições, começaram a surgir os problemas no tráfego aéreo brasileiro - atrasos de decolagens, confusões nos aeroportos e relatos de aviões quase se chocando em vôo. O momento ficou conhecido como “apagão aéreo”, resultando em duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) no Congresso Nacional para apurar responsabilidades.
Segundo Botelho, após a tragédia com o vôo 1907 houve uma mudança de consciência no setor. Ninguém mais quis se expor nem colocar em risco a vida dos passageiros. “Os controladores não querem ser mais bucha de canhão para resolver o nó aéreo. Este nó foi passado para aqueles que o fizeram, o comando da Aeronáutica, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, frisa.
O que aconteceu, de acordo com ele, é que os controladores de vôo decidiram não “carregar mais nas costas” o aumento da demanda no tráfego aéreo que ocorreu nos últimos anos. “Os profissionais trabalhavam acima do limite. Veio, então, o acidente e a mudança de consciência. Há agora uma atenção maior na questão segurança, e ninguém quer se arriscar e ser indiciado criminalmente”, pontua.
Esse novo comportamento dos controladores, segundo Jorge Botelho, não foi compreendido pela sociedade e criticado pela mídia, pois resultou na crise aérea. “Todos nos criticaram chamando a nossa postura de 'operação padrão'. Mas, na verdade, antes a gente operava fora do padrão, acima do limite, colocando em risco os passageiros e a responsabilidade por qualquer acidente era nossa. Agora, os controladores não querem mais assumir essa responsabilidade pelo nó aéreo”, finaliza.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo representa os profissionais civis que atuam no segmento aéreo – controladores de vôo e técnicos de eletrônica e de informação.
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