Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 07 de Julho de 2007 às 10:02
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O ex-secretário de Estado Luiz Antônio Pagot (PR) tentará marcar ponto a favor de sua nomeação para a direção do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) na próxima segunda-feira. Foi confirmada para a data reunião, às 9 horas, em Brasília, entre o economista e o senador Mário Couto (PSDB-PA). Na oportunidade, tentará amenizar o clima de austeridade do senador em relação à sua indicação para o órgão.

Couto é autor do pedido de vistas que interrompeu a sabatina de Pagot na Comissão de Infra-estrutura do Senado, adiada para a próxima quinta-feira (12). O encontro foi articulado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG). De Minas Gerais também vem o apoio à nomeação vindo do governador do Estado, Aécio Neves (PSDB).

A tentativa de Pagot poderá mudar o atual panorama negativo sobre os entendimentos da bancada do PSDB no Senado em relação à indicação para o Dnit. O ex-secretário ainda amarga a confirmação de líderes do PSDB de que em Cuiabá deram clara da posição do partido referente ao caso. Ao participar de evento em homenagem póstuma ao ex-governador Dante de Oliveira (PSDB), o presidente nacional da legenda, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), afirmou que “o PSDB antes de votar a indicação exige a investigação sobre as acusações que pesam sobre Pagot”. A fala tomou proporções ainda maiores com a afirmação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), de que “o PSDB fechou contra a nomeação de Pagot”.

A notícia deixou o ex-secretário, no mínimo, alerta sobre o que realmente pode esperar dos tucanos. “Na minha frente é outra coisa. Não sei o que esperar. Ele (Flexa) chegou a fazer um discurso dizendo que o Dnit teria muito a ganhar com alguém como eu que conhece de hidrovias e portos. Não consigo entender”, observou. Ontem, o ex-secretário procurou não estender os comentários e dirigiu seus trabalhos para o município de Rondonópolis.

Participou de inauguração na cidade de um escritório da Confederação Nacional dos Transportes. “É um trabalho antigo que realizamos para melhorar o cenário em Rondonópolis e que agora se consolida. No município tem a questão das carretas e o sistema não era padrão. A cidade terá a oportunidade de melhorar inclusive com simuladores”, explicou.

Mas na próxima semana toda a atenção do Pagot estará novamente dirigida ao Dnit. Além de reunião com Couto o ex-secretário dará continuidade aos contatos para assegurar sua posse. Mas a maior força de apoio virá do governador Blairo Maggi (PR), que tem agenda em Brasília na véspera da argüição. Além dos compromissos em Ministérios, Maggi dará mais uma cartada para reverter movimento do PSDB contra a nomeação. Segundo Pagot, o chefe do executivo Estadual tem programação de visitas nos Ministérios da Integração Nacional, Turismo, Cidades e Transportes. A indicação do economista possui aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Cuiabá, o senador Flexa admitiu que Pagot deverá conseguir a aprovação, já que na Comissão de Infra-Estrutura o governo possui maioria.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217928/visualizar/