Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Julho de 2007 às 07:57

    Imprimir


Moradores da cidade de Watapour, na província de Kunar, no leste do Afeganistão, afirmaram que 35 civis foram mortos em dois ataques aéreos das forças internacionais lideradas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Um dos moradores, Shafiqullah Khater, disse à BBC que 10 pessoas (incluindo nove da mesma família) mortas em um ataque aéreo na noite de quinta-feira estavam sendo enterradas quando ocorreu um novo ataque, nesta sexta-feira, matando outros 25 civis.

"Quando nós estávamos enterrando as 10 pessoas, os aviões iniciaram um novo bombardeio e outras 25 pessoas foram mortas", disse Khater. "Entre essas 25 pessoas estavam alguns líderes da comunidade local."

Segundo o correspondente da BBC em Bamiyan, Charles Haviland, há versões divergentes sobre os dois ataques aéreos.

As forças da Otan disseram que lançaram ataques aéreos na região, mas que não há relatos de vítimas civis.

"As indicações iniciais são de que insurgentes foram mortos", disse o major John Thomas, porta-voz das forças da Otan. "Neste momento não há razão para acreditarmos que houve morte de civis."

Autoridades de defesa do Afeganistão admitiram a possibilidade de vítimas civis, mas "em menor número" do que o relatado pelos moradores locais.

De acordo com o correspondente da BBC, o local dos ataques é remoto, e é difícil verificar o número de mortos.

No entanto, disse Haviland, nas últimas semanas o número de civis mortos em ataques das forças internacionais têm provocado uma grande polêmica no Afeganistão.

Em um episódio separado, forças americanas mataram 33 integrantes do Taleban na província de Uruzgan, no sul do país. Autoridades de defesa do Afeganistão afirmaram que os militantes foram mortos depois de atacarem um posto policial no distrito de Charchino, na noite de quinta-feira.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217946/visualizar/