Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 07 de Julho de 2007 às 07:15

    Imprimir


O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, oficializou nesta quinta-feira, 05, os 21 membros que passam a integrar o Comitê "Pró Copa Pantanal 2014". A definição foi feita durante reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, quando também se definiu a permanência dos secretários Pedro Nadaf e Baiano Filho, respectivamente, como presidente e vice-presidente da comissão que irá comandar os trabalhos de pleito e adequação da capital Cuiabá, postulante a uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

A composição do comitê pró-copa foi definida a partir da necessidade do envolvimento permanente de setores específicos e com habilidade para a propositura de soluções, facilitando o planejamento de ações voltadas ao atendimento das exigências apresentadas pela Confederação Brasileira de Futebol e Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Desta forma, a equipe contará com um (01) representante de cada setor na execução do projeto, sendo, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, Prefeitura de Várzea Grande, as Secretarias de Estado de Esporte, Turismo, Comunicação Social e Infra-estrutura, a Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso (FIEMT), a Federação do Comércio de Bens e Serviços de Turismo (FECOMËRCIO), a Federação de Agricultura e Pecuária de MT (Famato), Assembléia Legislativa, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Sindicato das Indústrias da Construção Civil, (Sinduscom), Sindicato da Construção Pesada (Sincope), CREA, Câmara dos Dirigentes Lojistas e a Associação dos Cronistas Esportivos (AMACE). Também integram a comissão, o secretário-executivo da Assembléia Legislativa e advogado Gelson Menegatti, como 1o secretário do comitê; o presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei e professor de Educação Física, Nicanor Lopes Filho na função de 2o secretário;

o ex-secretário de Estado de Educação, Luiz Antônio Pagot, e sua assessora, Franciele Leão.

O pleito por uma das 12 sub-sedes da Copa de 2014, teve início com a vinda do presidente da CBF, Ricardo Teixeira à Cuiabá, no dia 21 de abril, quando foi entregue ao governador Blairo Maggi o caderno de encargos com a documentação necessária para as 22 cidades candidatas a sub-sede. No dia 31 de maio, Mato Grosso encaminhou a CBF toda a documentação exigida, apresentando inclusive, um ousado projeto para a remodelação do Estádio Verdão.

*Infra-estrutura*

Entre as maiores exigências colocadas pela CBF, está a logística de transporte e tráfego, que deve garantir o acesso rápido e desafogado de delegações e torcedores ao estádio, ampliação da rede hoteleira, gastronômica e hospitalar e a construção de 03 campos de treinamentos, sugeridos, na Chapada dos Guimarães, Manso e Várzea Grande.

Quanto a infra-estrutura dos estádios, o secretário Baiano Filho colocou que todas as cidades-candidatas terão que cumprir as mesmas exigências, sendo, estádio coberto, com capacidade entre 40 e 45 mil pessoas, todas acomodadas em cadeiras; áreas destinadas a convidados Vips, imprensa e autoridades com acesso e estacionamento exclusivos; corredor coberto para as bilheterias, e no caso específico do Verdão, o rebaixamento do gramado e a implantação da uma pista de atletismo no seu entorno.

No dia 31 de julho, a CBF irá protocolar junto a Fifa, em Zurique, na Suíça, o Caderno de Encargos do Brasil para a Copa de 2014, com a apresentação e documentação das 22 cidades-candidatas. Concluída a análise do projeto, a Fifa então, divulgará uma lista com as 18 cidades classificadas para a fase de vistorias, a serem realizadas em setembro. No final de novembro, a Fifa anuncia a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.

"Nós precisamos convencer a Fifa de que teremos condições de promover as alterações e os ajustes necessários para a vinda a Copa, nós temos uma vitrine muito forte hoje que é a estrutura turística de Mato Grosso, mas temos a estrutura do estádio, hoteleira e a pouca tradição futebolística como nossos pontos fracos, precisamos traçar diretrizes de trabalho, envolver a sociedade e fomentar o clamor do da população", enfatizou o vice-presidente do Comitê, Baiano Filho.

Baiano ainda acrescentou a necessidade de se realizar consultas à população, com a organização de audiências públicas, e o esclarecimento quanto ao retorno social, econômico, turístico e cultural que o estado terá com o evento.

O secretário Pedro Nadaf, atribuiu o convite da CBF para o pleito de Cuiabá, como resultado galgado pelo Governo do Estado com a estruturação de Mato Grosso, e enfatizou a expressividade conquista pelo setor esportivo, que com menos de 30 dias realizou dois grandes eventos internacionais, a Liga Mundial de Vôlei e a passagem da Tocha dos Jogos Panamericanos por uma aldeia indígena.

"Nenhuma cidade compete de igual para igual com nosso estado em termos de turismo, nós temos três biomas [Pantanal, Cerrado e Amazônia], desfrutamos de ótimos espaços turísticos com infra-estrutura arrojada e isso vai pesar muito da decisão da federação, e já precisamos envolver a sociedade, exaltar a vontade de receber a copa, e mais, a simples entrega do caderno de encargos à CBF já transformou Cuiabá em um dos endereços mais procurados na internet, e garante sem duvida alguma, mídia nacional e internacional, todos querem saber onde e como é Cuiabá", destacou Pedro Nadaf, presidente do Comitê.

Participaram da reunião, os secretários de Estado de Esportes, Baiano Filho; Comunicação Social, José Carlos Dias; Turismo, Pedro Nadaf; a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença; o superintendente de Projetos da Sinfra, Jean Martins; o secretário de Esportes de Cuiabá, Pedro Luiz Shinohara; o secretário-executivo da Assembléia Legislativa, Gelson Menegatti; o presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei, Nicanor Lopes Filho; o representante da Amace, Roberto Jesus César; e representantes do Sinduscom, da Secretaria de Esportes de Várzea Grande, Seduc e Fecomércio.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217952/visualizar/