Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Julho de 2007 às 15:14

    Imprimir


Um balanço da secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), dos seis primeiros meses, mostra que pelo menos 60% das solicitações feitas em janeiro à secretaria foram atendidas. Os outros 40% estão em andamento. Além dos pedidos, a secretaria realizou diversas ações, como visita técnicas e participações em feira nacionais e internacionais para que o objetivo do Governo do Estado, que era aumentar em 20% o fluxo de turistas em Mato Grosso até o fim de 2007, fosse alcançado. Antes mesmo da metade do tempo estipulado pelo secretário, as metas foram cumpridas.

Uma das primeiras ações que repercutiu em todo o setor foi a notificação e orientação dos guias de turismo e a organização do trânsito e fiscalização dos veículos de transporte no aeroporto Marechal Rondon. A parceria com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal de Várzea Grande, a Infraero e a Ager mantém a região segura. Isso tornou os embarques e desembarques mais organizados, o que facilita a movimentação de turistas na região. É importante destacar que a Infraero registrou um aumento no fluxo de passageiro de 13% nos últimos seis meses se comparado ao ano passado.

Para solucionar de uma vez por todas este problema, a Sedtur se uniu ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e juntos estão estudando a possibilidade de um curso de guia regional com horários diversificados ou ainda um provão certificado e regulamentado pelo Ministério da Educação.

Ainda no setor aéreo, a implantação de seis vôos diários para todo o Brasil e para pelo menos duas outras cidades mato-grossenses é mais um ponto para o turismo de Mato Grosso. Além de mais opções, o turista terá também preços mais em conta em função da concorrência. “Com a implantação destes vôos, haverá um aumento de pelo menos 78% no movimento de pessoas no aeroporto, o que, conseqüentemente, aquecerá as vendas, aumentando a geração de renda para os empresários do aeroporto”, ressalta o superintendente da Infraero no aeroporto Marechal Rondon, de Várzea Grande, José Ronaldo Soares.

Na opinião da prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Diaz Afonso, outro grande passo para o desenvolvimento do Turismo no Estado foi a homologação para que o aeroporto da cidade pudesse operar vôos noturnos. “É um sopro de desenvolvimento para a nossa região e devemos isso ao empenho do secretário Pedro Nadaf junto à infraero”, salienta.

Ainda no setor aéreo, outra solicitação feita por quase todos os segmentos em janeiro foi a instalação de um centro de informação ao visitante no aeroporto Marechal Rondon. “Uma parceria com a secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a prefeitura de Cuiabá permitiu a instalação de um Centro de Atendimento ao Turista no aeroporto. A linha telefônica e os computadores ainda estão em fase de implantação”, destaca o secretário de Estado Nadaf.

A divulgação das belezas naturais e dos produtos turísticos de Mato Grosso era outra reivindicação dos seis segmentos que apresentaram solicitações em janeiro. Para atender esta demanda, o Governo do Estado por meio da Sedtur, viabilizou a participação de operadores e profissionais do setor do turismo em 11 eventos internacionais e cinco nacionais.

Além disso, em parceria com a iniciativa privada, realizou famtours com grupos de jornalistas chilenos, argentinos, portugueses e um grupo de brasileiros que incluiu veículos especializados, como Jornal do Turismo, Folha do Turismo, Folha de Londrina, Página 20 e vários outros. O resultado foi a veiculação de várias matérias, tanto no Brasil como no Chile, Portugal e Argentina nos seis primeiros meses do ano.

A publicação mais recente foi na revista Travel Time, com circulação mundial. Uma matéria de nove páginas mostrou um pouco da beleza do Pantanal e de Chapada dos Guimarães. Outra que chegou nas bancas do Chile neste mês de junho e atraiu a atenção dos leitores foi o suplemento Domingo En Viaje, do Jornal El Mercúrio, um dos maiores do Chile. A matéria de sete páginas descreve especificamente as belezas do pantanal mato-grossense.

Nestes seis primeiros meses de 2007, a equipe técnica da Sedtur realizou quatro visitas técnicas sendo uma em Chapada dos Guimarães, outra em Nobres, em Jaciara e também em Campo Verde. Nos três primeiros municípios o objetivo foi fazer um levantamento das dificuldades e buscar alternativas para solucioná-las. A equipe técnica da Sedtur está trabalhando para solucionar todos os problemas elencados.

Em Chapada dos Guimarães, por exemplo, boa parte das solicitações já foi solucionada. Em algumas, a equipe técnica da Sedtur atuou diretamente, em outras, tanto o secretário, quanto os técnicos, articularam soluções junto ao Ministério do Turismo e também em outras secretarias do Governo.

Já está em andamento o cascalhamento da via de acesso a Cidade de Pedra e a limpeza das laterais da rodovia Emanuel Pinheiro. Em parceria com a prefeitura, já está em andamento a obra do Centro de Eventos do Mirante, que é um projeto de Oscar Niemayer e em conjunto com a Sinfra está sendo feito o calçamento do Véu da Noiva.

Em Nobres, a obra do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), está em andamento e os recursos na ordem de R$ 330 mil são do Ministério do Turismo, com contrapartida do Governo do Estado. Para a outra importante solicitação da população de Nobre, que é a solução do problema fundiário, o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, disse que o Governo está empenhado em uma ação junto a bancada Federal para agilizar a solução.

Já em Campo Verde, com a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo foi divulgar o projeto do turismo tecnológico e do voucher único que já se tornou referência nacional. Representantes de sete municípios incluindo Rondonópolis, Jaciara, Chapada dos Guimarães, Diamantino e Campos de Julho participaram do evento. O resultado foi o compromisso de cada um deles de fazer um levantamento em seu município para ver o potencial de cada um para desenvolver o turismo tecnológico.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218048/visualizar/