Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Julho de 2007 às 13:48
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


O deputado Alexandre César (PT) destacou nesta quarta-feira (04) o Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, que investirá R$ 12 bilhões no setor, R$ 2 bilhões a mais do que o previsto na safra 2006/2007 - um recorde. Os recursos, disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) nas diversas linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), serão acessados por cerca de 2,2 milhões de famílias.

Esse aumento de recursos justifica-se pela crescente importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. São aproximadamente 4,1 milhões de famílias agricultoras, pescadoras, extrativistas, ribeirinhas, comunidades quilombolas e indígenas produzindo, gerando renda e respondendo por 77% das ocupações produtivas e empregos no campo.

A agricultura familiar representa 85% do total de estabelecimentos rurais. Essas família são responsáveis por 60% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, pela matéria-prima para muitas indústrias e representam ceca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Além do aumento do aporte de recursos, outra novidade do plano 2007/2008 é a redução nos juros de financiamento do Pronaf. Para investimento, o juros que era de 1,15% caiu para 0,5%, uma redução de 56%. Para custeio e investimento, reduziu de 7,25% para 5,5%, ou seja, os juros do Pronaf agora variam de 0,5% a 5,5%.

Houve ainda ampliação dos limites de financiamento, dos limites de renda e dos serviços de assistência técnica. Um conjunto de medidas que, segundo o deputado Alexandre Cesar, vem provocando uma inversão do que ocorria no Brasil nas últimas décadas. Agora é o homem da cidade que está voltando para o campo, confiando que ali ele terá incentivo para produzir e manter a sua família.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218280/visualizar/