Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Julho de 2007 às 13:31

    Imprimir


A Câmara dos Deputados adiou mais uma vez a proposta de reforma política, que discute o financiamento das campanhas eleitorais, entre outros pontos. A votação estava inicialmente prevista para hoje. Por falta de quórum, a proposta será novamente levada à votação na próxima semana.

O principal impasse entre os partidos sobre a reforma política são o financiamento público das campanhas eleitorais e a fidelidade partidária.

Sem consenso em torno destes pontos, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), esperava começar a votar a reforma pelos itens consensuais, como as normas para a federação dos partidos e o fim das coligações partidárias.

"Alguma coisa precisa passar para aprimorar o sistema político. Precisamos fazer acordos e aprovar", disse ontem o líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE).

A proposta que está para ser votada não trata do sistema de votação em listas partidárias --que era o principal ponto de divergências entre os partidos.

No final de junho, a Câmara dos Deputados rejeitou a criação do sistema de voto em listas partidárias --tanto o modelo de listas "fechadas", pelo qual o eleitor votaria apenas em partidos em eleições proporcionais, quanto o sistema "flexível", em que haveria a possibilidade de se escolher também um candidato.

"Sabendo que não existe mais a possibilidade de votação sobre lista fechada, acaba a tensão", afirmou ontem o vice-líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).

Financiamento

Mas não foi isso o que ocorreu. Os partidos continuam divergindo sobre o sistema de financiamento. O impasse é sobre a definição de quem teria direito ao financiamento público e ao privado --ou a ambos. Alguns deputados, de legendas diferentes, sugerem que apenas os candidatos a presidente, governador e senador recebam o financiamento público.

O mesmo grupo, liderado pelo PT, propõe que os candidatos proporcionais, como os deputados federais e estaduais, além dos vereadores, recebam colaborações da iniciativa privada. Porém, para eles, deverá ser estabelecida uma média a ser definida.

Os contrários a essa proposta sugerem que o financiamento público de campanha seja direito de todos os candidatos --majoritários e proporcionais.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218284/visualizar/