Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Julho de 2007 às 10:28

    Imprimir


Cerca de 460 mil chineses morrem prematuramente todos os anos por respirar ar poluído e beber água suja, revelou um estudo do Banco Mundial. O jornal "Financial Times" publicou nesta terça-feira (3) um artigo dizendo que o governo chinês, parceiro do banco na pesquisa, pediu para a instituição não divulgar as estimativas por temer que provoquem inquietação social.

Uma versão do estudo disponível no site do banco afirma que algumas estimativas sobre os custos físicos e econômicos da poluição foram omitidas devido a incertezas sobre os cálculos de medição e suas aplicações.

Mas a pesquisa estima os custos de saúde derivados de mortes prematuras associadas à poluição em 51,8 bilhões de dólares. O Banco Mundial afirmou que o relatório final será divulgado em breve.

"De maneira consistente com a posição do Banco Mundial para este tipo de projeto de pesquisa conjunto, as conclusões do relatório estão sendo debatidas com o governo. A versão (no site) não inclui alguns dos temas que ainda estão sendo discutidos", declarou em comunicado o escritório do banco em Pequim.

Um economista de Pequim disse que a estimativa do estudo de mortes prematuras causadas por poluição são alarmantes, mas estão de acordo com uma pesquisa anterior do Banco Mundial e com recentes conclusões acadêmicas na China.

A China, onde ficam algumas das 20 cidades mais poluídas do mundo, está redobrando seus esforços para limpar o meio ambiente.

Autoridades estão fechando fábricas sujas e elevando os padrões de eficiência de combustíveis em automóveis. No domingo, a China também colocou em prática padrões mais elevados para a água potável.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218677/visualizar/