Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 03 de Julho de 2007 às 10:11

    Imprimir


A quadrilha investigada pelo Ministério Público Estadual teria movimentado R$ 58,3 milhões com a extração ilegal de madeira em Mato Grosso. De acordo com a Promotoria de Meio Ambiente, a fraude teria resultado na comercialização ilegal de 83.161 metros cúbicos de madeira. A suspeita é de que 101 madeireiras estariam envolvidas com o esquema.

Esta manhã, o Ministério Público Estadual e a Polícia Judiciária Civil deflagraram a Operação Guilhotina, para prender os integrantes da quadrilha. Foram expedidos 75 mandados de prisão temporária e pelo menos 30 pessoas foram detidas. A operação acontece simultaneamente em 17 cidades do Estado, sendo a maioria na região norte de Mato Grosso. A intenção é combater a exploração e o comércio ilegal de madeira em Mato Grosso. As investigações apontam para a existência de planos fictícios de manejo florestal sustentável e de projetos de exploração.

De acordo com a Promotoria de Meio Ambiente, esses projetos existiam somente no papel e jamais foram executados. O plano consistia em gerar créditos florestais que eram lançados no sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais para, em seguida, serem vendidos para madeireiras.

As investigações estão sendo realizadas pelos Promotores de Justiça, Ana Luiza Peterlini de Souza e Domingos Sávio de Barros Arruda, e, também, pelos Delegados de Polícia, Genianmarco Paccola Capoani, Rogério Atílio Modelli e Wylton Massao Ohara.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218681/visualizar/