Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Julho de 2007 às 20:30

    Imprimir


Duas escolas estaduais e o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do município de Barra do Bugres serão as primeiras instituições de ensino fora da Grande Cuiabá a receber o projeto ‘O Arquivo vai à Escola’. A equipe coordenadora do projeto irá apresentar amanhã (03.07), na cidade, a palestra ‘100 Anos da Comissão Rondon’. O projeto é uma realização do Arquivo Público de Mato Grosso, superintendência subordinada a Secretaria de Estado de Administração (Sad).

A palestra “100 Anos da Comissão Rondon” conta, através de painéis e apresentações de audiovisuais, a história do Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, o mais ilustre dos mato-grossenses e uma das figuras mais importantes do século XX. Rondon é considerado pela Sociedade de Geografia de Nova York um dos cinco maiores exploradores do planeta. O marechal também já foi indicado ao prêmio Nobel da Paz, é o único general condecorado em missão de paz como marechal e é o patrono das Comunicações do Brasil.

A professora de Didática e Estrutura e Funcionamento do Ensino da Unemat, Camila Oliveira, contou que tomou conhecimento do projeto através do site da Sad. “Nós acessamos o site da Sad e vimos uma matéria que falava sobre o projeto. Então entramos em contato com o Arquivo Público, que se prontificou em apresentar a palestra para nossos alunos. Depois falamos com a Prefeitura de Barra do Bugres, que gostou do projeto e fez uma parceria conosco para apresentar a palestra para os alunos da rede pública de ensino”.

O professor de Metodologia Científica e coordenador do programa ‘Ponto de Cultura’, Kapitango, veio com Camila para Cuiabá para formalizar a parceria com o Arquivo. Camila lembrou que eles foram muito bem recebidos pelos servidores do Arquivo. “Os coordenadores do projeto nos receberam muito bem, nos deram toda atenção, explicaram como funcionava o projeto”.

A professora explicou que o projeto irá visitar pela manhã a Escola Estadual de 1º e 2º Grau ‘Júlio Muller’, e pela tarde o Escola Estadual de Ensino Fundamental ‘Alfredo José da Silva’. A noite toda a comunidade do município poderá participar da palestra, juntamente com os acadêmicos, no auditório da Unemat. “Estamos fazendo a divulgação tanto pela televisão quanto pelo rádio, para que a sociedade fique sabendo quando, onde e como será realizada a palestra. Queremos contemplar o maior número de pessoas”, ressaltou Camila.

Estarão presentes ao evento o superintendente do Arquivo Público, José Roberto Stopa, o coordenador do projeto, professor Aníbal Alencastro, a historiadora Ilzanete da Silva Campos e o cerimonialista Marcos Augusto.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218772/visualizar/