Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 30 de Junho de 2007 às 03:38

    Imprimir


Agentes da Polícia Federal realizaram ontem operação em São João das Missões (663 km ao norte de Belo Horizonte) para apreender armas em poder de índios xacriabá. As próprias lideranças indígenas solicitaram ao Ministério Público Federal a ação, que foi autorizada pela Justiça.

Com 45 agentes, a Polícia Federal apreendeu dois revólveres e cinco espingardas, encontradas dentro de casas de índios.

Foi a segunda vez que algo semelhante ocorreu na área onde vivem cerca de 8.000 índios xacriabás. A primeira vez foi em 2004, quando as lideranças indígenas do local pediram à PF para vistoriar a extensa aldeia para tentar retirar armas em poder dos índios.

Neste ano, segundo o chefe do posto indígena da Funai (Fundação Nacional do Índio), Paulo César Soares, três índios foram assassinados. Um outro se suicidou. O alcoolismo sempre foi um problema para as lideranças indígenas em São João das Missões.

No município, os xacriabá são 65% da população de 12,5 mil habitantes. Em 2004, foi eleito prefeito, pela primeira vez na cidade, um xacriabá. Trata-se do professor João Nunes de Oliveira (PT), 28, quer era diretor da escola indígena.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219224/visualizar/