Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 21 de Abril de 2013 às 22:58

    Imprimir


A Polícia Judiciária Civil completa 171 anos de existência no Estado de Mato Grosso, neste domingo (21.04). As celebrações do aniversário começam no dia 30 de abril com a abertura dos jogos internos pela manhã, na Academia de Polícia, e a tarde o seminário “Polícia e Mídia”, no Hotel Fazenda Mato Grosso, salão Aracuã.

 
 
Nas comemorações do aniversário estadual, a Polícia Civil também entregará, no dia 30 de abril, 100 medalhas a policiais civis e personalidades que contribuíram para o crescimento da instituição. Entre os homenageados estão autoridades, servidores públicos e jornalistas.

 
 
Para o delegado-geral da PJC, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, o crescimento da Instituição é reflexo de um processo de confiança, que se deve principalmente ao fato da Polícia Judiciária Civil ter deixado de ser instrumento da elite, passando a ser parte do Estado, ferramenta de construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Muito caminhamos, muito ainda temos que caminhar. A atual sociedade em que vivemos nos tem exigido uma atuação eficaz e ética frente a nossos serviços”, destacou o delegado-geral.

 
 
“Graças a grande dedicação, o respeito, o compromisso com a população e com a instituição, demonstrado por todos os integrantes de nossa amada Polícia Judiciária Civil, estamos trilhando estes caminhos com muita galhardia e coragem. Mostrando a todos de que somos capazes de alcançar o patamar mais elevado que buscamos”, completou Garcia.

 
 
A Polícia Civil em Mato Grosso foi criada em 24 de abril de 1842, por portaria do presidente da Província, José da Silva Guimarães, sendo escolhido, politicamente, seu Chefe de Polícia, dentre os desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação. As celebrações de aniversário acontecem no mês de abril, conforme o artigo 6º da Lei Complementar 155, de 14 de janeiro de 2004, ratificada pela LC 407, de 30 de junho de 2010, que institui o dia 21 de abril como data comemorativa da Polícia Civil de Mato Grosso, exaltando o vulto de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono das Polícias. No Brasil, a Polícia Civil é um dos órgãos instituídos em 1808 por D. João VI, que completa neste ano 205 anos de existência no País.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/21943/visualizar/