Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 15:23
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


A Rede/CEMAT realizou Audiência Pública no auditório da Câmara Municipal de Vereadores em Nova Mutum na noite de ontem, terça-feira, dia 26. Na pauta das discussões esteve a ampliação da subestação de Nova Mutum, assim como a construção de um linhão que vai ligar Nova Mutum à Santa Rita do Trivelato e tendo como destino final o distrito de Boa Esperança, em Sorriso. Em ambos locais subestações serão construídas.

O investimento total será na ordem dos 30 milhões de reais e as obras na ampliação da subestação de Nova Mutum já começaram. Segundo Patrícia Bernardi, engenheira elétrica que estará coordenando as atividades, de Nova Mutum à Santa Rita do Trivelato são 116km de rede e do município vizinho até Boa Esperança, mais 50km, totalizando 166km de linhão. “Estimamos que até o final de 2007 a obra já esteja concluída”, afirmou.

A engenheira explicou que A REDE/Cemat está investindo porque esta é uma região que está crescendo muito. “Várias indústrias estão se instalando aqui e além do crescimento vegetativo da cidade, nós precisamos atender novas cargas e novos investimentos”, disse. O objetivo da audiência pública foi proporcionar discussão sobre o assunto, assim como esclarecer eventuais dúvidas dos proprietários de terras por onde o linhão irá passar.

De acordo com a gerente da assessoria de Meio Ambiente da Rede CEMAT, Jane Souza Santos, há algumas restrições específicas quanto a utilização da faixa de terra que fica em baixo do linhão, denominada faixa de servidão. Nesse espaço (15 metros para cada lado) não se pode abastecer veículos, colocar fogo fazer ligações elétricas improvisadas, soltar pipas ou mesmo cultivar plantas de alta estatura.

Jane explicou que nessas áreas é permitido o plantio de algumas culturas temporárias, a exemplo de soja e café. “Para diminuir o impacto na vegetação, o traçado das linhas priorizou estradas já existentes e áreas cultivadas, sendo que nas propriedades será instituída apenas uma faixa de servidão”, disse.

Foto Legenda: A subestação da REDE/Cemat de Nova Mutum, que passará por obras de ampliação, está localizada junto a Estação de Rebaixamento da Eletronorte, na região leste da cidade, junto a BR163





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219493/visualizar/