Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 09:53

    Imprimir


Todas as atenções estão voltadas para a estréia da Seleção Brasileira na Copa América, nesta quarta-feira, às 20h50min (de Mato Grosso), em Puerto Ordaz. Na preliminar do encontro, porém, será dado o pontapé inicial no grupo B, com Equador e Chile se encontrando, às 18h35min.

Como brasileiros e mexicanos são considerados os mais fortes candidatos às duas vagas do grupo às quartas-de-final do torneio, quem vencer a partida entre equatorianos e chilenos dará um passo importante para buscar ao menos um dos lugares destinados aos dois melhores terceiros colocados da fase inicial.

O Chile tem uma tradição maior na história do torneio, tendo sido vice-campeão em quatro oportunidades, em 1955, 56, 79 e 87. Os melhores resultados do Equador foram dois quartos lugares na edição Extra de 1959 e em 93. No passado recente, no entanto, os equatorianos têm desempenho melhor. Ele estiveram nas duas últimas Copas do Mundo, enquanto os chilenos não disputam um Mundial desde 1998.

Equatorianos esperam fazer história

O Equador entra na Copa América da Venezuela justamente para tentar a sua melhor colocação em todos os tempos. O treinador Luis Fernando Suárez já definiu a equipe para a estréia diante dos chilenos, após ter feito várias experiências no último amistoso, uma derrota por 3 x 1 para a Colômbia, em Barranquilla, no sábado passado.

O goleiro Cristian Mora era a única dúvida, se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita, mas foi confirmado após o treinamento coletivo de segunda-feira, vencido pelos titulares por 4 x 0, gols de Carlos Tenório (3) e Edison Mendez.

Suárez optou também por escalar Oscar Bagui na lateral esquerda, preterindo Neicer Reasco, jogador do São Paulo. O outro titular equatoriano a ter atuado no futebol brasileiro é o lateral-direito Ulisses de la Cruz, atleta do Cruzeiro na década de 90.

O treinador diz que a seleção está devendo aos torcedores quando o assunto é Copa América e que seus jogadores sonham com uma bela campanha na Venezuela. "Creio que o futebol equatoriano tem uma dívida a pagar na Copa América e nós viemos com a missão, o objetivo e a ilusão de poder pagá-la, ao menos parcialmente, fazendo um bom torneio", disse Suárez, ao site oficial da Federação Equatoriana.

Chile deverá atuar com atacante isolado

Ao contrário de seu rival, o treinador chileno Nelson Acosta ainda não revelou a equipe para a estréia. Ele ainda fez observações no treinamento de segunda-feira, o último de verdade para a estréia.

Ele escalou os titulares em um esquema 3-6-1, com Claudio Bravo, no gol; Miguel Riffo, Pablo Contreras e Jorge Vargas, na defesa; Gonzalo Fierro, Arturo Sanhueza, Rodrigo Meléndez, Mark González, Jorge Valdivia e Matías Fernández, no meio, com Humberto Suazo sozinho na frente. No decorrer da atividade, no entanto, o técnico fez mudanças. Álvaro Ormeño entrou na ala direita, no lugar de Fierro, e Reinaldo Navia substituiu Mati Fernandez, um dos principais nomes do time, assim como o palmeirense Valdívia.

Apesar de aparentemente atuar isolado, Suazo acredita que fará muitos gols no torneio. "Me encantaria ser o goleador da Copa América. Tenho esta esperança. A idéia é fazer um bom papel e poder dar uma alegria aos chilenos, que merecem", salientou Suazo.

O clima entre os jogadores chilenos não é dos melhores, com disputas internas, como a que decidiu a braçadeira de capitão para Valdívia. Os jogadores fizeram uma eleição e o meia-atacante ganhou de forma apertada. "Vice-campeão" na disputa, o zagueiro Jorge Vargas afirmou que não se sentiria bem se fosse escolhido por "apenas um voto".

O volante santista Maldonado foi cortado no último dia 19, por causa de uma lesão muscular.

EQUADOR X CHILE

Data: 27/06/2007 (Quarta-feira) Local: Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz (VEN) Horário: 18h35min

Árbitro: Oscar Ruiz (COL) Assistentes: Luis Sánchez (VEN) e Rafael Yánez (VEN)

Equador: Cristian Mora; Ulises De la Cruz, Iván Hurtado, Giovanni Espinoza e Oscar Bagui; Segundo Castillo, Edwin Tenorio, Antonio Valencia e Edison Méndez; Carlos Tenorio e Cristian Benítez. Treinador: Luiz Fernando Suárez.

Chile: Claudio Bravo; Miguel Riffo, Pablo Contreras e Jorge Vargas; Gonzalo Fierro (Álvaro Ormeño), Arturo Sanhueza, Rodrigo Meléndez, Mark González, Jorge Valdivia e Matías Fernández (Reinaldo Navia); Humberto Suazo. Treinador: Nelson Acosta.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219551/visualizar/