Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 09:38

    Imprimir


O governo deve reduzir novamente a taxa de juros cobrada nos empréstimos com desconto em folha para aposentados. O Conselho Nacional de Previdência Social realiza nesta quarta-feira (27) uma reunião para discutir o assunto.

Desde fevereiro, o valor máximo dos juros cobrados nesse tipo de empréstimo é de 2,72% ao mês. Alguns bancos, no entanto, cobram valores menores. É o caso, por exemplo, da Caixa e do Banco do Brasil, onde o teto é de 2,30% ao mês.

Os tetos para o empréstimo consignado começaram a ser fixados pelo conselho em maio de 2006. Na época, a taxa máxima que os bancos podiam cobrar era de 2,90% ao mês.

A tabela com as taxas cobradas por cada banco pode ser vista no site da Previdência Social.

Pelas regras do crédito consignado, o beneficiário não é obrigado a pegar o empréstimo no banco em que recebe o pagamento da aposentadoria, podendo optar pela instituição financeira que oferece menor taxa de juros.

O valor das prestações não pode ultrapassar 30% da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário. O prazo máximo de financiamento é de 36 meses.

Os empréstimos com desconto em folha de pagamento, que têm as taxas de juros mais baratas do mercado, representam hoje 56% de todo o volume do crédito pessoal.

Desde maio de 2004, quando essa modalidade de empréstimo começou a ser oferecida, o total de recursos liberados é de R$ 23,4 bilhões. O número de pessoas que recorreram aos empréstimos é de 7,68 milhões.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219554/visualizar/