Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 18:04
Por: Claudia Sarubo

    Imprimir


Dando prosseguimento há uma série de ações que visam melhorar a segurança da população sorrisense o Poder Legislativo Municipal, através de requerimento do Vereador Santinho Salerno (PP) realizou Audiência Pública sobre segurança pública, no dia 21 de junho, no plenário da Câmara Municipal.

Participaram da audiência os vereadores Santinho Salerno (PP) e o vereador Wanderley Paulo (PP), o secretário municipal Elso Rodrigues (representado o prefeito Dilceu Rossato), Ten Cel. Denardi, que representou a Polícia Militar, o Tenente Dércio Santos, que representou o Corpo de Bombeiros; o inspetor da PRF Ismael Lemes Viera, o delegado de Policia Civil Enio Carlos Lacerda, a Juíza Criminal da 5° Vara Débora Pain, o deputado estadual José Domingos Fraga Filho (DEM) e diversos representantes da sociedade civil organizada do município, além de acadêmicos, estudantes e muitos moradores que acompanharam atentamente a discussão.

O delegado Enio Carlos Lacerda falou da ausência de infraestrutura humana, relatou que a PC conta com apenas sete investigadores, dois escrivões e um delegado, sendo que são divididos em três plantões. Situação difícil, mas o delegado disse que cerca de 80% dos casos foram elucidados. Durante o primeiro semestre a PC registrou 1.259 ocorrências.

Se a situação se encontra ruim para a Policia Civil a Militar não ficou atrás, o Tenente Coronel Adriano Denardi apresentou números um tanto quanto assustadores no quesito segurança do município, dentre seu relato informou que o efetivo conta com 56 homens, mas que destes somente 33 estão na ativa. Segundo Denardi, o crime nunca irá acabar, mas que o número de ocorrências reduziu no município. Pelos números apresentados, 1124 são ocorrências gerais e 252 ocorrências de trânsito, das quais a maioria cometidas por menores. Denardi disse que, mesmo estando com número bem abaixo do exigido pela ONU, que seria de 340 homens, ele trabalha com os melhores policiais do Estado.

A Policia Rodoviária Federal também mostrou excesso de trabalho e pouca estrutura, "Como brasileiros nos vivemos de esperança, sempre esperamos que o dia de amanhã seja melhor".

A juíza Débora Pain Caldas falou sobre os trabalhos realizados pelo judiciário, citando a complexidade da segurança. Ela destacou que esse é um problema social e que 80% dos que ingressam nas unidades prisionais são de baixa renda e de escolaridade zero. "Somos parceiros em combate a criminalidade".

O secretário Elso Rodrigues destacou os elogios do secretário estadual de Segurança Carlos Brito referente aos projetos desenvolvidos em Sorriso e que o mesmo sugeriu para que o governo faça um vídeo com as ações de Sorriso para mostrar a todas as cidades do estado o exemplo dos projetos que são desenvolvidos.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Dércio Santos também apresentou números em seu pronunciamento, mostrou preocupação com o trânsito em Sorriso e destacou que a maioria dos chamados de emergência são referentes a imprudência no trânsito. De acordo com ele, das 156 ocorrências registradas mensalmente, 40% são de acidentes.

De acordo o deputado estadual José Domingos, o atual governo é o que mais investe em segurança pública, mas que a segurança é um problema enfrentado por todas as cidades. Zé falou da necessidade da realização de concurso para contratação de novos homens e que está cobrando do governo. Falou ainda da volta da implantação da policia comunitária e destacou alguns projetos que vem desenvolvendo. O deputado pediu uma cópia da ata da audiência para levar até o Secretario de Segurança do Estado, para mostrar os problemas que o município vem enfrentando.

O vereador Santinho se mostrou feliz com a realização da audiência e com a participação da sociedade, pois os problemas foram debatidos e a população pode apresentar críticas e sugestões para a melhoria da segurança em Sorriso.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219856/visualizar/