Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Junho de 2007 às 19:47

    Imprimir


O alto representante de Política Externa e Segurança da União Européia (UE), Javier Solana, e o negociador iraniano, Ali Larijani, não anunciaram neste sábado avanços importantes, mas consideraram "construtiva" sua reunião sobre a questão nuclear do Irã. Os dois anunciaram outro encontro dentro de três semanas.

A reunião foi realizada enquanto os membros do Conselho de Segurança da ONU estudam a adoção de novas sanções ao Irã por se negar a suspender o processo de enriquecimento de urânio, que poderia permitir a fabricação de armamento atômico.

Os dois negociadores avaliaram positivamente as conversas, preliminares a uma futura negociação formal, e destacaram os compromissos firmados na sexta-feira entre Larijani e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei.

Nenhum dos dois, no entanto, se atreveu hoje a fazer previsões sobre a abertura de negociações formais, cujo início passa por um compromisso para que o Irã esclareça seu programa nuclear e suspenda o enriquecimento de urânio em troca do congelamento das sanções em vigor.

Após a reunião realizada hoje em Lisboa durante mais de cinco horas, Solana disse que aprecia a cooperação entre este organismo e o Irã, e que contribuirá para "tornar mais frutíferas" suas conversas com Larijani.

O negociador iraniano disse que o diálogo foi "positivo" e uma continuação dos acordos básicos firmados em sua reunião anterior, em 31 de maio, em Madri.

Esclarecimento

O encontro de hoje foi "de esclarecimento", e o conteúdo das futuras reuniões dependerá do desenvolvimento dos acordos com a AIEA.

Solana ressaltou, em uma breve entrevista coletiva conjunta com Larijani, a importância de que os compromissos estabelecidos com a AIEA avancem.

O representante da UE lembrou que "não é fácil" avançar neste processo, mas ressaltou que há "um componente positivo" em relação à aceitação iraniana de iniciar negociações.

Larijani ressaltou o trabalho realizado nas reuniões com Solana e o que apresentaram os especialistas das duas partes em outro encontro realizado após a rodada de Madri.

Na reunião de hoje, os dois revisaram o plano iraniano e suas "modalidades" para resolver, em um prazo de dois meses, alguns dos principais receios que a AIEA tem sobre o programa nuclear de Teerã.

Os negociadores não disseram onde será realizada a próxima rodada de conversas, na qual se espera continuar "esclarecendo posturas", segundo Larijani.

"As tendências positivas que temos ajudarão a conseguir resultados nas conversas futuras", acrescentou.

Evitar novas sanções

Fontes próximas à reunião destacaram o bom clima no qual foi realizada e a aparente vontade iraniana de evitar que o Conselho de Segurança da ONU adote pela terceira vez novas sanções contra o país, embora o progresso seja pouco e o avanço, lento.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança --Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido-- mais a Alemanha estudam novas medidas de pressão que o representante de Teerã evitou comentar hoje, enquanto ressaltava que não prestaria atenção "ao sensacionalismo".

No encontro anterior entre os dois representantes em Madri, Larijani se comprometeu a dar os esclarecimentos à AIEA e hoje reafirmou a vontade do Governo iraniano de continuar dialogando.

Mas, enquanto isso, o Irã intensificou nas últimas semanas a instalação de centrífugas de gás para enriquecer urânio, contrariando as exigências do Conselho de Segurança, e com o argumento de que sua tecnologia nuclear terá apenas uso civil para produção de energia elétrica.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220134/visualizar/