Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 07:32

    Imprimir


O ex-trator do governo Blairo Maggi, Luiz Antônio Pagot, que sempre esteve no ataque, agora se vê obrigado a ficar na defensiva. Assim que recebeu aval do presidente Lula para assumir a cadeira de diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura dos Transportes (Dnit), órgão com R$ 12 bilhões de orçamento, Pagot já começou a incorporar o estilo radical num momento que, estrategicamente, deveria ter agido com moderação. Mandou recado às grandes empreiteiras. Propagou que, sob seu controle, o Dnit passaria a executar obras com valores muito inferiores aos praticados hoje. Isso trouxe incômodo e ameaça aos grandes grupos.

O ex-secretário de Infra-Estrutura, da Casa Civil e de Educação do governo Blairo Maggi começou a ser bombardeado. Foram criados tantos obstáculos no seu caminho, inclusive dentro do próprio governo Lula, que deve chegar ao comando do órgão combalido. Não terá mais a força e autonomia que julgava há cinco meses, quando começou a ter o nome cogitado para o cargo.

O nome do executivo passou pela crivo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que analisou uma série de dossiês que traziam graves denúncias contra o indicado. Superou a questão técnica, mas esbarra agora em outro problema: o político. Sob risco de ser reprovado na sabatina no Senado, Luiz Pagot reativou as articulações, inclusive junto ao PSDB, legenda que mais se opõe a seu nome.

Pode ser tarde demais. Contra Pagot, já existe até pedido de investigação na Corregedoria do Senado por suposto crime de responsabilidade e falsidade ideológica devido ter exercido, concomitantemente, dupla função (de assessor do Senado e de diretor da empresa Hermasa), o que seria ilegal, e também por não ter incluído no currículo enviado à Comissão de Infra-Estrutura do Senado a dupla função ocupada de 1995 a 2002.

Além da resistência de setores do PSDB, Pagot também enfrenta conspirações dentro do grupo político ao qual pertence. Como assumiu a condição de pré-candidato a governador em 2010, muitas lideranças que têm as mesmas pretensões, tentam frear sua ascensão. Há temor de, uma vez diretor do Dnit, Pagot venha a se destacar e "engolir" antecipadamente eventuais concorrentes ao Palácio Paiaguás.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220417/visualizar/