Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 06:25

    Imprimir


TÓQUIO - O governo japonês tem dúvidas sobre uma "imediata" retomada das negociações de seis lados para a desnuclearização da península coreana, envolvendo as duas Coréias, Japão, China, Rússia e Estados Unidos, informa a agência Kyodo nesta sexta-feira, 22.

O ministro de Relações Exteriores japonês, Taro Aso, disse em entrevista coletiva que a visita de dois dias à Coréia do Norte do negociador americano, Christopher Hill, é um bom sinal. Mas acrescentou que duvida que a iniciativa vá "levar imediatamente" à volta das negociações.

Estados Unidos e Coréia do Sul, no entanto, esperam que no início de julho haja uma reunião dos seis negociadores, mesmo que seja um encontro informal.

Uma missão de trabalho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deve chegar na próxima semana a Pyongyang a convite das autoridades comunistas.

O retorno ao país comunista dos inspetores da AIEA, expulsos em 2002, e o fechamento do reator são exigências do acordo de 13 de fevereiro. Em troca, a Coréia do Norte deve receber ajudas financeiras.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220430/visualizar/