Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 19:33

    Imprimir


O ministro argentino das Relações Exteriores, Jorge Taiana, afirmou nesta quinta-feira que o Reino Unido "usurpou" as Ilhas Malvinas (chamadas de Falklands pelos britânicos).

Em um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, Taiana disse ainda que a apropriação de uma coisa que pertence a outro é "inaceitável em qualquer civilização".

As declarações do chanceler argentino tiveram forte repercussão entre diplomatas da Argentina e do Reino Unido, já que este ano marca o 25º aniversário da guerra entre os dois países, que terminou com a derrota argentina.

Taiana falou em nome do governo do presidente Nestor Kirchner, pedindo, uma vez mais, que os britânicos aceitem discutir a soberania das ilhas.

O chanceler argentino acrescentou que o Reino Unido tem um comportamento "abusivo", ao insistir em medidas "unilaterais".

Para Taiana, as Malvinas foram ocupadas pelos britânicos, de forma ilegal, em 1833.

Depois daquele período, as ilhas tiveram diferentes proprietários, mas ainda hoje, em muitas escolas argentinas, os livros ensinam que as ilhas são da Argentina.

A reconquista da soberania é uma reclamação do governo Kirchner, feita desde sua posse há quatro anos.

Na semana passada, o presidente disse que não desistiria desta reivindicação.




Fonte: BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220481/visualizar/