Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 10:20

    Imprimir


O inverno começa às 14h06 desta quinta-feira. De acordo com as previsões do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a estação deverá ser mais seca e mais quente em grande parte do país, se comparado com o histórico do período.

Essas mudanças, segundo o meteorologista Lincoln Alves, são reflexos do aquecimento das temperaturas do oceano Atlântico e do resfriamento das águas do Pacífico.

Segundo ele, a quantidade de dias com temperaturas baixas nos meses de junho, julho e agosto deve ser menor em relação a outros anos. No entanto, ele alerta que podem ocorrer episódios como os registrados em maio, com quedas acentuadas nos índices de temperatura em alguns dias devido a frentes frias.

Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, as temperaturas serão mais elevadas. O norte da região Norte e centro-sul da região Sul do país devem registrar temperaturas abaixo da média. O volume de chuvas --que é pequeno neste período-- será ainda menor neste ano.

Outono

No outono, de acordo com uma avaliação preliminar do meteorologista, as temperaturas médias ficaram de 1ºC a 2ºC acima da média histórica. Apesar da entrada de ar frio dos últimos 15 dias ter provocado queda nas temperaturas, ela não foi suficiente para mudar a situação geral, pois os meses de março e abril foram muito quentes.

O destaque da estação, ainda segundo Alves, foi a seca. O meteorologista afirma que as chuvas deste ano foram 40% inferiores à média histórica. A oscilação mais forte se dá com a comparação realizada a partir do índice pluviométrico do outono de 2006, quando algumas regiões apresentaram elevação de 20% a 40% acima da média histórica.





Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220603/visualizar/