Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 06 de Junho de 2007 às 18:28

    Imprimir


A cidade de Campos do Jordão (SP) registrou, na madrugada desta quarta-feira, a menor temperatura do ano: -0,2ºC. O céu claro, sem nuvens, favoreceu a formação de geadas na Serra da Mantiqueira.

Durante a manhã, uma fina camada de gelo podia ser observada sobre a grama. Os carros que permaneceram estacionados ao ar livre também foram cobertos pela geada.

Nos termômetros instalados ao longo do bairro Abernéssia, a indicação era de -1ºC. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a diferença de temperatura entre os termômetros e as Plataforma de Coleta de Dados (PCDs) ocorre em função da falta de proteção dos equipamentos, muitas vezes expostos ao vento.

Morando apenas há um mês na cidade serrana, Mirna Mendonça, 60 anos, presenciou a geada pela primeira vez em sua vida. Ela morava anteriormente em Caraguatatuba, no litoral norte paulista. "Foi a primeira vez que vi uma geada. Você pega o gelo com as mãos, é muito legal."

A combinação de frio e geada está estimulando o setor hoteleiro e de entretenimento de Campos para o feriado de Corpus Christi. Segundo avaliação da Secretaria de Turismo do município, 90% dos leitos já estão reservados para o feriado, com a expectativa de que 35 mil turistas visitem a cidade entre amanhã e domingo.

Wilson Souza Paixão, 29 anos, responsável pela manutenção de 18 jipes de veranistas, disse que todos os proprietários pediram que os veículos estejam prontos para uso neste feriado. "Já pediram para eu deixar todos os 18 jipes preparados. Se esse frio continuar, vai subir muita gente. Turista quer frio."

Região No Vale do Paraíba, a manhã foi marcada por um denso nevoeiro, inclusive em trechos da via Dutra e na SP-123 (rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro), que dá acesso à região serrana.

Segundo o Cptec, a previsão para os próximos três dias é de mais nevoeiros no vale e possibilidade de geadas na serra. O dia será de predomínio de sol e as temperaturas seguirão em elevação durante o dia. No Vale do Paraíba, os termômetros devem ficar entre 9ºC e 23ºC. Para o Litoral Norte, a previsão é de mínimas de 11ºC e máximas de 25ºC. Na Serra da Mantiqueira, as mínimas podem chegar aos 2ºC e as máximas devem atingir 19ºC.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/223172/visualizar/