Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 02 de Junho de 2007 às 13:09
Por: Renato Brandão

    Imprimir


Uma caminhada promovida em cinco capitais brasileiras neste fim de semana será a principal atividade das comemorações da organização não-governamental (ONG) Greenpeace Brasil para a Semana do Meio Ambiente.

A expectativa do grupo ambientalista é reunir na Volta pelo Clima (nome dado ao evento) ao menos 8 mil pessoas em Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Semana do Meio Ambiente é uma extensão do Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas e comemorado no dia 5 de junho. “Nosso principal evento nesta semana são as caminhadas e a gente vai estar com a divulgação online para conscientizar as pessoas sobre o que elas podem fazer no seu dia-a-dia para salvar o clima do planeta”, disse Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de Clima e Energia do Greenpeace, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com a ambientalista, a caminhada é uma continuidade da campanha Mude o Clima!, cujo principal objetivo é criar um ambiente de mobilização coletiva junto à população brasileira em torno do tema do aquecimento global. “A gente quer reunir o maior número de pessoas e aproveitar para passar informações sobre o que as pessoas podem fazer no seu dia-a-dia para minimizar os impactos do aquecimento global”, afirmou.

Durante o evento, voluntários do Greenpeace darão dicas ecológicas, desde o combate ao desmatamento da Amazônia até o uso de meio de transporte coletivo. “Dicas mais simples, como economizar água e energia, mas também fazer uma reflexão sobre nossa postura de vida, nossa relação com o desmatamento na Amazônia e nossa postura em relação aos políticos”, acrescentou.

Cartazes e campanhas publicitárias inseridas em diversos meios de comunicação de forma gratuita estão sendo usados para divulgar a campanha. A internet também é muito utilizada, segundo Lerer, porque o Greenpeace possui mais de 100 mil ciberativistas – pessoas que se cadastraram no site da ONG e que participam das mobilizações online.

A peça de propaganda foi disponibilizada inclusive no Youtube (portal que permite aos usuários assistir, carregar e compartilhar vídeos em formato digital).

Lerer disse que o Greenpeace tem, há 20 anos, uma campanha sobre a questão das mudanças climáticas em todo o mundo, que foi reforçada em setembro do ano passado com a divulgação do relatório e do vídeo Mudança de Clima, Mudança de Vida – que detalha os impactos do aquecimento global no Brasil.

“A gente tem este viés de engajamento e comunicação com o público, mas continua a fazer nosso trabalho de pressão política, de comunicação abrangente e de ativismo”, completou.

A caminhada está sendo realizada hoje (2) em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e em Belo Horizonte, no Parque Municipal Juscelino Kubitschek.

Amanhã (3), o Greenpeace organiza o evento em mais três capitais: em Manaus, das 9h às 12h, na Academia de Tênis Manaus; em Porto Alegre, a partir das 15h, na Usina do Gasômetro; no Rio de Janeiro, das 8h às 12h, na Praça Garota de Ipanema, no Arpoador.

De acordo com Rebeca Lerer, a escolha dessas capitais foi baseada na maior presença de grupos de voluntários da ONG. “Nestas cinco cidades, temos grupos bem estruturados e bastante ativos. São eles que divulgam o evento”.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224001/visualizar/