Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 23:37

    Imprimir


Reduzir os impactos do aquecimento global e resgatar o título de “Cidade Verde” à Capital de Mato Grosso. A partir desses princípios, a Prefeitura de Cuiabá realizará o plantio de 11 mil árvores, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Será um recorde nacional, pois o maior plantio de mudas em um único dia registrado até agora foi de dez mil. O reflorestamento será feito em 30 bairros da cidade, divididos entre as quatro regionais. A meta do prefeito Wilson Santos é chegar ao final de 2007 com 100 mil mudas plantadas.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Éden Capistrano, explica que essas localidades foram escolhidas por estarem ainda num processo de organização da sua infra-estrutura básica, também porque ainda há carência de conscientização quanto à importância da vegetação para a qualidade de vida. “Além de garantir sombra, os moradores terão acesso às frutas nativas, como goiaba, jaca, pitomba, ingá, jabuticaba e manga, que são nativas da região”.

Ao invés de centralizar o plantio, a Prefeitura colocou para as associações de bairro essa tarefa, numa parceria que pretende incentivar a conscientização das comunidades envolvidas, através de escolas, creches e dos próprios moradores. As Secretarias de Infra-Estrutura e Meio Ambiente se responsabilizaram pela produção das mudas, todas são árvores de médio porte, terra e as instruções técnicas, como profundidade das covas, quantidade de água e locais adequados (longe da fiação elétrica, por exemplo).

Éden Capistrano explica que arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, mas criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares, além de ornamentar, ou seja, tornar a paisagem de Cuiabá mais bonita e agradável aos olhos. A melhoria microclimática e diminuição da poluição, principalmente a sonora, são outros benefícios da iniciativa. “As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano”.

O professor do Instituto de Biociência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dalci Oliveira, pontua que as árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. Algumas espécies têm capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. “As plantas nativas do cerrado atrairão principalmente uma ave-fauna característica”.

Ele pontua que o nível de ruído excessivo nas cidades, provocado pelo tráfego e por diversas outras fontes, afeta psicológica e fisicamente as pessoas. A presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios, causando uma sensação de um som permanente, similar ao que sentimos ao falar numa sala vazia, sem móveis. Isto é, as árvores e suas folhas contribuem para absorver a energia sonora fazendo com que os sons emitidos desapareçam rapidamente.

O Instituto de Biociência, assim como o Ministério Público Estadual (MPE) e o Juizado Volante Ambiental, são parceiros da prefeitura de Cuiabá no plantio de 1,9 mil mudas nas avenidas Miguel Sutil e Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores). O projeto se chama “Rearborizando Cuiabá”, funciona paralelamente ao “Frutíferas na Praça”, que pretende plantar mais 300 árvores, em pelo menos 15 bairros. Nas Escolas e Mutirões Solidários, o “Adote uma Árvore” já fez a doação de 7,5 mil mudas à comunidade, só nos primeiros quatro meses desse ano. Vídeo - No dia 4 de junho, segunda-feira, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo manterá um stand, no estacionamento do teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a realização do 1º Guará Festival de Cinema Ambiental, a partir das 19 horas.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224090/visualizar/