Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 17 de Abril de 2013 às 07:44
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


Detentos aproveitaram-se da greve dos agentes prisionais para sair da cadeia com mais facilidade
Detentos aproveitaram-se da greve dos agentes prisionais para sair da cadeia com mais facilidade
Nove presos fugiram na manhã da última terça-feira (16) do Centro de Ressocialização do município de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). O grupo aproveitou o horário reservado para o banho de sol. Até agora, quatro foram recapturados e os outros cinco continuam foragidos. 

 
 
A ação aconteceu por volta das 6h30 da manhã. Os detentos escaparam serrando as grades de uma das celas e assim conseguindo ir para parte exterior do presídio. 

 
 
Segundo informações da Secretaria De Estado De Justiça E Direitos Humanos (SEJUDH), a princípio foi constatado que oito haviam escapado da penitenciária de Sorriso, porém em outra recontagem o número subiu para nove. 

 
 
Os detentos que continuam foragidos são: Luciano Marques de Souza, de 35 anos, Antonio Fernandes dos Santos, de 27 anos, Andrey Ariel de Lima, de 22 anos, Adailton Rodrigues da Silva, de 22 anos, e Rodrigo Zamaroli,de 24 anos. A SEJUDH não soube informar o grau de periculosidade dos criminosos. 

 
 
De acordo com fontes do presídio, que não quis se identificar, a fuga foi programada e realizada para aproveitar o movimento de greve dos agentes prisionais, que começou no dia 4 de abril. “Eles aproveitaram a baixa no contingente para realizar a ação”, afirmou. 

 
 
O Centro de Ressocialização do município de Sorriso se encontra superlotado com aproximadamente 240 presos, a capacidade máxima da penitenciária é de 96 reeducandos. O número é quase três vezes menor que o atual. 

 
 
De acordo com a Polícia Militar, um grupo de detentos teria aproveitado a volta para as celas e serrou a grade de um dos compartilhamentos da unidade. 

 
 
A prisão tem alarmes e câmeras, que não funcionaram na hora do incidente. O Centro fica no bairro Jardim Califórnia e a Polícia Militar de Sorriso está fazendo rondas nos bairros próximos para tentar encontrar os foragidos. 

 
 
A SEJUH afirmou que abriu uma Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) para apurar um possível envolvimento de profissionais internos da cadeia na fuga. A unidade prisional é dotada de alarme e câmeras de monitoramento, porém no momento da ocorrência o alarme não disparou e as câmeras pararam de gravar. 

 
 
A Secretaria De Estado De Justiça e Direitos Humanos não quis se pronunciar sobre a relação entre a greve dos agentes prisionais e a fuga da penitenciária. A greve já dura 13 dias. 

 
 
VÁRZEA GRANDE - Na Cadeia Pública do município de Várzea Grande, agentes prisionais detectaram grades serradas no bloco B2. As grades foram quebradas com três pedaços de ferro e uma serra, encontrados dentro da cela. Além desses objetos, os agentes acharam uma corda artesanal com 12 metros, que seria utilizada para auxiliar na fuga dos criminosos. 



 
Aproximadamente 34 reeducandos estavam envolvidos na ação, eles se revezavam para serrar as grades e vigiar o local. A ação foi descoberta após revista feita pela direção da unidade. Os agentes de plantão com o apoio da Polícia Militar conseguiram encontrar as grades antes que estivessem completamente serradas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/22461/visualizar/