Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Maio de 2007 às 19:06

    Imprimir


A China está no caminho para se unir às maiores economias mundiais, mas isso não é motivo de preocupação nem mesmo para os americanos, de acordo com uma pesquisa publicada nesta segunda-feira.

O mesmo estudo mostra que, em geral, existe a mesma desconfiança com relação aos Estados Unidos como a que pesa sobre China: a de que ambos possam "agir com responsabilidade" no cenário mundial.

A maioria dos entrevistados de 13 países concordou que, "provavelmente, algum dia a economia chinesa será do tamanho da americana", de acordo com a pesquisa realizada pelo instituto Chicago Council on Global Affairs e WorldPublicOpinion.org.

"O que é particularmente surpreendente é que, apesar da enorme importância de a China alcançar os Estados Unidos, em geral, a resposta da opinião pública mundial é muito moderada", disse Steven Kull, editor da WorldPublicOpinion.org.

Em nenhum país houve uma maioria que acredite que a ascensão econômica da China possa ser um fato negativo, mas não necessariamente porque se confie de modo particular na China, explicaram os entrevistadores.

Maiorias em 10 de 15 países disseram que não acreditam que a China "vá agir responsavelmente no mundo", mas na mesma proporção expressaram sua desconfiança em relação aos EUA.

A sondagem foi realizada em 18 países: Austrália, Argentina, Armênia, China, Estados Unidos, França, Índia, Irã, Israel, México, Peru, Filipinas, Polônia, Rússia, Coréia do Sul, Tailândia, Ucrânia e nos territórios palestinos.

Nem todas as perguntas foram formuladas em todos os países, motivo pelo qual as respostas para algumas perguntas cobriram menos de 18 deles.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224878/visualizar/