Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 18:31

    Imprimir


Três mil e setenta e nove alunos de cinco escolas municipais da Regional Norte em Cuiabá, participam hoje (25), de eleição para escolha do Prefeito Mirim. Cada escola apresentou um candidato que será eleito pelos demais alunos, pais e professores por meio de urna eletrônica. O aluno mais votado será premiado com uma bicicleta. O eleito acompanhará o chefe do Executivo municipal durante a realização do projeto Prefeitura em Movimento. Dentre as atribuições, o aluno irá levantar e apresentar uma pauta de reivindicações ao prefeito municipal.

A escolha do candidato foi antecedida por palestras e debates sobre cidadania e o processo democrático em todas as unidades escolares envolvidas no processo eleitoral. "Esse espaço de debate desencadeou nas escolas uma reflexão sobre o papel do cidadão e o exercício da democracia nas próprias escolas", explicou a secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Filomena Maria de Arruda Monteiro. Para ela, o trabalho educativo sobre o ato de votar contribuiu para uma escolha criteriosa dos candidatos por parte dos alunos votantes e permitiu o envolvimento dos pais. "Os pais faziam questão de que os filhos votassem", observou a subsecretária.

Segundo o coordenador da Assessoria Comunitária da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel), José Carlos Josetti, o Prefeito-Mirim permanece no cargo durante o período de um ano. Ele explicou que pela primeira vez a urna eletrônica está sendo utilizada nessa ação. "Quando estiverem com idade para votar, os alunos já saberão como fazer", disse o coordenador.

Os candidatos inscritos são Pedro Henrique da Silva Cruz (Escola Aristotelino Alves Praeiro), Suliele dos Santos Ildefonso (Escola Gracildes de Melo Dantas), Anderson Rodrigues dos Santos (Firmo José Rodrigues), Michel Bruno Marques de Souza (Rafael Rueda) e Rafael de Oliveira Silva (Escola Ulisses Silveira Guimarães).

Sendo a única menina a concorrer no processo eleitoral, Suliele dos Santos Ildefonso, 14 anos, aluna do sétimo ano da Escola Gracildes de Melo Dantas, falou sobre a responsabilidade de representar seus colegas estudantes. "Teve dias em que perguntei ao meu pai se estava agindo certo" confessou a menina. "Acho que tenho essa responsabilidade de ajudar os colegas, de ser justa e cuidar da escola", admitiu. A eleição se estende até as 17h desta sexta-feira nas cinco unidades de ensino envolvidas no processo.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/225389/visualizar/