Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 16 de Abril de 2013 às 09:19
Por: LAÍSE LUCATELLI

    Imprimir


O secretário da Copa, Maurício Guimarães, afirmou que o terceiro turno das obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande já teve início em, pelo menos, quatro pontos. 

 
 
A adoção de um turno extra de trabalho visa a acelerar as construções para cumprimento do cronograma, de modo que elas fiquem prontas a tempo da realização do Mundial, que será realizado em junho de 2014.

 
 
“As empresas já estão trabalhando com terceiro turno na Arena Pantanal, nas obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e em duas das trincheiras que foram retomadas na última semana, a do Verdão e da Ciríaco Cândia”, informou o secretário, em entrevista no canteiro de obras do estádio, após vistoria feita pela equipe do Tribunal de Contas da União (TCU). 

 
 
Das obras enumeradas, somente a Arena Pantanal, tocada pela construtora Mendes Junior, não tem previsão contratual de adoção de turno extra. 

 
 
O VLT, que é tocado pelo consórcio VLT Cuiabá, já foi licitado com essa previsão, e as trincheiras foram contratadas na semana passada, por meio de contrato emergencial sem licitação, também com a condição de adotar o terceiro turno. 

 
 
Além das duas obras citadas, a trincheira do Santa Rosa também foi contratada no mesmo regime e deverá adotar o turno extra. 

 
 
O objetivo é recuperar o tempo perdido após os problemas com a Ster Engenharia, que abandonou a execução das três trincheiras em março passado.

 
 
As obras da Ciríaco Cândia e do Verdão estão sob responsabilidade da Métrica Construções Ltda, enquanto a do Santa Rosa ficou a cargo da Camargo Campos Engenharia.

 
 
Guimarães pediu paciência à população e afirmou que a adoção do turno extra não significa que haverá operários 24 horas por dia trabalhando no canteiro. 

 
 
“Tem que olhar de forma diferenciada. Não é toda hora que tem gente trabalhando nas obras. Aos fins de semana, por exemplo, é um pouco mais complicado. A legislação trabalhista não permite. Mas, todas as obras já estão com algum trabalho adicional, além do normal”, afirmou.

 
 
O secretário observou, ainda, que, com o final do período chuvoso, a intenção é que a execução das obras seja acelerada.



 
“O TCU vem nos ajudar a ter um olhar mais atento com as obras. Mas, eles reforçaram que estamos no caminho certo. Vamos acelerar para que tudo esteja pronto antes da Copa de 2014. E passado o período de chuvas, não tem mais desculpa”, concluiu.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/22563/visualizar/