Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 15 de Maio de 2007 às 22:08

    Imprimir


A produção do 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que ocorre entre os dias 24 a 30 de maio, no cinema de um shoping da capital está na fase final de preparativos para execução do festival. Hoje os organizadores anunicaram a premiação dos vencedores.

Pela primeira vez, além do troféu Coxiponés, o melhor longa-metragem eleito pelo júri popular será premiado com duas horas de telecinagem pelo CTAV-SAV (Centro Técnico de Audiovisual da Secretaria do Audiovisual-MINC).

Para o melhor curta-metragem e melhor vídeo premiados pelo júri oficial, serão concedidos respectivamente R$ 4 mil e R$ 3 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria; além de serviços de moviola, transcrição magnética, mixagem, equipamento de câmera e som. O melhor curta-metragem recebe ainda uma cópia do trabalho.

Já para o prêmio incentivo para o melhor curta-metragem mato-grossense serão quatro diárias de equipamentos de iluminação, captação de áudio e maquinaria, 10 luzes entre três modelos, um microfone boom, uma mine grua e trilhos com carrinho.

Na categoria de vídeo clipe mato-grossense, o melhor trabalho será premiado com uma diária de externa com captação em betacam ou DVCAM, com equipe de cinegrafista e auxiliar, kit de luz com três lâmpadas de 1000w, tripés e microfone boom.

Os 16 Vídeos do Mato, que neste ano concorrerão a um prêmio pelo júri oficial e disputarão 05 diárias com oito horas de edição, duas diárias de câmera DVCAM com tripé e uma diária de cabeça remota varizoom.

Estão 'no páreo' 10 longas metragens, 13 curtas metragens, 13 vídeos e 04 vídeos clipes mato-grossenses. Ainda fora de competição o público terá a sua disposição outros 65 trabalhos que serão exibidos no decorrer da programação da semana do Festival, que pode ser conferida no site do festival.

Os filmes que concorrem nesta edição vêm de todas as regiões do Brasil. Aainda desconhecidos do público, os filmes trabalham diversos temas passando pela diversidade cultural, étnica, religiosa, racial e sexual, enfocando espaços globais, comunidades afastadas e centrais.

Os membros dos júris oficiais que irão eleger os melhores trabalhos nas categorias de vídeos e curtas metragens foram escolhidos pela curadoria do festival e diretoria de programação.

Contou como critérios de seleção a participação nacional em atividades voltadas para o audiovisual e o trabalho contínuo que os profissionais desenvolvem na área cinematográfica em todo o país. Confira o júri:

Curta Metragem

Marta Machado, jornalista e produtora, atualmente é presidente da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC-RS);

Eliane Bandeira, formada em Cinema pela ECA-USP, é produtora dos longas-metragens: "A Concepção", "Bens Confiscados", "Uma Vida em Segredo", "O Príncipe", "Os Narradores de Javé" e "Caffé;

Solange Lima, atua em produções desde 1992, atualmente é proprietária da produtora, Araçá Azul;

Geraldo Moraes, foi professor de cinema e televisão da UNB e Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, é diretor e roteirista dos filmes "No Coração dos Deuses", "A Difícil Viagem" e "O Círculo de Fogo";

Bruno Bini, cineasta e publicitário. Atualmente é diretor de Criação Associado da Casa D'Idéias e se prepara para rodar "Depois da Queda", seu novo filme.

Vídeos

Guillermo Medrano, cineasta com pós-graduação em direção e fotografia pela Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Havana-Cuba. Foi diretor de fotografia dos longas-metragens "Tatuajes", "Sena Quina", "Saber que te he buscado";

Dennison Ramalho é realizador de filmes brasileiros de horror. Dirigiu os curtas-metragens "Nocturnu" e "Amor só de Mãe". Co-escreveu o roteiro do longa "Encarnação do Demônio", que marcará volta do personagem Zé do Caixão às telas.

Odilon Esteves, ator, graduado em Artes Cênicas pela UFMG, é membro-fundador da Cia. de Teatro Luna Lunera, de Minas Gerais. Estreou no cinema no longa " Batismo de Sangue" de Helvécio Ratton, baseado no livro homônimo de Frei Betto;

João Carlos Bertoli, é cuiabano, formado em Cinema pela FAAP, tendo atuado em diversas áreas do audiovisual. Recentemente se transferiu para Mato Grosso onde fotografa e dirige institucionais. Fez a direção e fotografia de "Céu e Água", direção de fotografia das obras "Resgate: quem está no centro da América do Sul?", e "Parabéns Vitor";

Cândido da Fonseca é cineasta, mestre em ciências da comunicação pela Universidade de Lisboa, jornalista, diretor de vários documentários sobre a realidade mato-grossense e sul mato-grossense.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/227366/visualizar/