Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 15 de Maio de 2007 às 18:56

    Imprimir


Brasília - A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) incluiu mais uma vez na sua pauta a votação da liberação comercial de uma semente transgênica de milho, produzida pela Bayer. A avaliação do processo, apresentado à CTNBio em 1998, está prevista para ser amanhã à tarde, durante a reunião da plenária. Por força de uma determinação judicial, a reunião será aberta ao público. Hoje, a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que todas as reuniões da comissão sejam abertas, até o julgamento final da ação movida pelo Ministério Público Federal.

Na manhã de hoje foi realizada uma reunião do grupo Vegetal e Ambiental. Dos 32 processos para liberação planejada no meio ambiente (a pesquisa de campo), 8 foram analisados e 3, liberados.

Esta não é a primeira vez que a pauta da CTNBio inclui a votação da liberação comercial do milho transgênico desenvolvido pela Bayer. No fim do ano passado, o tema deveria ser analisado. Mas a votação foi suspensa, por força de uma determinação judicial que condicionava a votação à realização prévia de uma audiência pública. A audiência foi realizada este ano.

Na reunião seguinte, há dois meses, o assunto estava novamente previsto para ser votado. Mas a reunião foi adiada, porque representantes da sociedade civil pleiteavam acompanhar a reunião. Uma ação foi movida, a reunião, no mês passado, foi aberta, mas a apreciação do milho transgênico foi adiada para este mês.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/227416/visualizar/