Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 22:43

    Imprimir


Pessoas que sofrem de enxaqueca ou outros tipos de dor de cabeça correm o risco de apresentarem um quadro de retinopatia, uma lesão da retina que pode causar problemas de visão e até cegueira, revela um estudo publicado hoje na revista americana "Neurology".

A pesquisa ouviu 10.902 homens e mulheres, brancos e negros, e com entre 51 e 71 anos.

Segundo o estudo, 22% dos integrantes do grupo tinham antecedentes de enxaqueca e dores de cabeça.

As comparações revelaram que os que sofriam mais dores de cabeça eram jovens, brancos e, em sua maioria, mulheres.

Também foi descoberto que aqueles que sofriam de dor de cabeça tinham de 1,3 a 1,5 vezes mais chances de apresentar um quadro de retinopatia.

"As pessoas com idade média (adultos jovens) com histórico de enxaquecas e dores de cabeça têm mais chances de desenvolverem uma retinopatia", afirma Katryn Rose, oftalmologista da Universidade da Carolina do Norte e autora do estudo.

"Esta associação permaneceu depois que foram levados em conta fatores como o diabetes, os níveis de glicose, o consumo de tabaco, a pressão sanguínea e o uso de remédios contra pressão alta", acrescentou.

Segundo Rose, é possível que a origem principal do problema seja os pequenos vasos capilares do sistema circulatório.

"Isto é possível dado que, anatomica e fisiologicamente, os pequenos vasos capilares da retina e do cérebro são similares", disse.

"Nossas conclusões reforçam um estudo anterior que vinculou a dor de cabeça e a retinopatia com os acidentes vasculares cerebrais (AVCs)", destaca a oftalmologista.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/227606/visualizar/