Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 22:00

    Imprimir


A Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Esportes informou hoje ao RMT Online que as obras do ginásio Aecim Tocantins estão dentro do cronograma previsto. Em março e abril a obra passou por um período crítico. A obra não acompanhava o cronograma e atrasou bastante.

Diretores da Federação Mato-grossense de Voleibol (FMTV) e da Confederação Brasileira de voleibol (CBV), fizeram diversas vistorias no local. Após algumas reuniões os responsáveis pela obra mudaram de estratégia e aceleraram o trabalho. Havia riscos de cancelamento dos jogos da seleção, situação que provocaria sérios transtornos, inclusive o comprometimento da imagem do Estado e da própria FMTV. Atualmente mais de 80% da obra já está pronta. A empreiteira responsável tem mais 15 dias para entregar a obra.

Mas a partir de Março, a obra está sendo tocada em dois turnos. Um grupo de operários passou a atuar durante a noite para adequar o ritmo da obra ao cronograma necessários para que Mato Grosso receba Seleção Nacional de Voleibol. Representantes da CBV chegaram a visitar as obras semanalmente em Cuiabá. “A situação gora está dentro das previsões”, disse hoje o presidente em exercício da FMTV, Nicanor Lopes Filho.

Ingressos

Os ingressos para os jogos da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino estarão a venda a partir do dia 28 de maio. A comercialização dos ingressos é coordenada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Um dos pontos de venda será a bilheteria do próprio ginásio que sediará os jogos, Aecim Tocantins. Os ingressos devem custar R$ 30 a cadeira e R$ 20 os lugares nas arquibancadas. Outros possíveis pontos vendas devem ser definidos pela CBV nos próximos dias. A previsão é de que 20 mil pessoas irão ao ginásio para assistir os jogos da seleção no dia 1º e dia 02 de junho, em Cuiabá.

Havia possibilidade do Governo adquirir os ingressos e trocá-los por alimentação. Mas o projeto não se concretizou. Os ingressos serão comercializados em bilheterias, diretamente para a população.

Uma equipe da Rede Globo de Televisão, que irá transmitir o jogo para todo o Brasil e outros países, também já visitou o ginásio para organizar a distribuição do equipamento necessário para a transmissão. Uma grande quantidade de equipamentos como cabos, câmeras e torres devem ser distribuídos em vários pontos do ginásio.

O ginásio deve receber 5.500 cadeiras para atender metade do público do ginásio. Outras 5.500 pessoas devem se acomodar nas arquibancadas. As cadeiras começaram a ser instaladas hoje. “Faltam apenas alguns detalhes na parte hidráulica e elétrica na parte interior do ginásio. Esses detalhes serão resolvidos até o final da semana”, explicou a assessoria da Secretaria de Esportes. Toda a obra será entregue até o dia 30 de maio, inclusive o auditório, os anexos onde funcionarão os setores administrativos do ginásio, da Secretaria Estadual de Esportes e das federações esportivas do Estado.

Hoje, a preocupação dos engenheiros e responsáveis pela construção é a urbanização externa do ginásio. Esta semana deve começar o aterramento externo e o plantio de grama. É a reta final da obra. Após a conclusão do aterro serão colocadas as placas de grama. Uma chuva nos próximos dias pode comprometer o trabalho dos operários.

Federação

A reportagem do RMT Online conversou há pouco com o presidente em exercício da FMTV. Nicanor Lopes Filho disse que agora as obras estão dentro do cronograma. Ele confirmou que os primeiros funcionários da CBV devem chegar a Cuiabá na próxima semana. Eles devem cuidar da venda dos ingressos e da decoração do ginásio. Os jogos da seleção são animados por uma verdadeira festa. A torcida sempre recebe camisetas para ficar uniformizadas. Grande quantidade de balões coloridos é usada para decorar o ambiente.

Segundo o presidente da FMTV a parte interna do ginásio está pronta. Faltam apenas alguns detalhes nos vestiários e a instalação das cadeiras. Outro passo importante é a vistoria do Corpo de Bombeiros. Só após um laudo sobre as condições de segurança, principalmente quanto aos equipamentos de combate a incêndio é que o ginásio será liberado para o jogo da seleção brasileira.

As rampas de acesso e saída do ginásio também precisam ser vistoriadas e aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. A vistoria deve começar na próxima semana. Após a aprovação restarão apenas as reuniões para a definição da estratégia de segurança para o público e integrantes da Seleção Brasileira, a melhor de seleção no mundo na atualidade, com vários títulos da Liga Mundial e do Campeonato Mundial, conquistado no final de 2006. O Brasil ainda é o detentor dos melhores jogadores do mundo.

Além da segurança particular da seleção, a realização dos jogos da Liga Mundial em Cuiabá envolverá a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, profissionais de saúde como médicos e enfermeiros e a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). A parte de segurança envolve a integridade dos jogadores, da torcida que comparecer ao ginásio e de todos os envolvidos no evento. Há ainda a questão do trânsito, já que uma grande quantidade de veículos deve circular na região do ginásio nos dias dos jogos.

A expectativa da FMTV é de ginásio cheio nos dois dias de jogos. “Já está quase tudo pronto. Na próxima semana teremos as últimas reuniões. Depois é só aguardar o momento do jogo”, disse Nicanor Lopes Filho.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/227612/visualizar/