Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 10 de Maio de 2007 às 22:46

    Imprimir


BRASÍLIA (Reuters) - Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendem que o problema das mudanças climáticas deve ser enfrentado levando em conta o crescimento econômico, informou o Palácio do Planalto.

Em telefonema para Lula nesta quinta-feira, Bush disse que "deseja assumir a liderança num enfoque internacional" sobre o problema do clima, a partir da reunião do G-8 (países mais ricos) em junho, na Alemanha.

"O presidente dos Estados Unidos destacou que (na questão do clima) deve-se levar em conta os aspectos do crescimento econômico e da segurança energética", disse o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach.

"O presidente Lula respondeu que não pode aceitar qualquer política que não leve em conta as questões do desenvolvimento, do avanço tecnológico e da geração de empregos", acrescentou. No telefonema, Bush tratou também da Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial, tema que também será tratado na reunião do G-8.

"O presidente dos Estados Unidos destacou a necessidade de que sejam apresentadas propostas ambiciosas nas áreas de agricultura e manufaturados", disse o porta-voz brasileiro.

Lula recordou que, antes da reunião na Alemanha, discutirá a rodada de Doha durante visita à Índia. Brasil e Índia fazem parte do G-20, o grupo de países em desenvolvimento que defende a abertura comercial e a redução dos subsídios agrícolas por parte da Europa e dos Estados Unidos. "O presidente Lula considera de extrema importância que os ministros (representantes) norte-americano e brasileiro sejam porta-vozes de propostas ambiciosas", acrescentou Baumbach.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/228320/visualizar/