Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 19:53

    Imprimir


Representantes dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai participam, entre quinta (10) e sexta-feira (11), da VIII Reunião do Conselho Superior de Direção do Projeto Aquífero Guarani, cujo Programa Estratégico de Ação deve ser finalizado até 2008. O encontro será em Assunção, no Paraguai, país que este ano ocupa a presidência do projeto.

O Aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo. Ocupa uma área total de 1,2 milhão de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.

Em 1999, deu-se início à elaboração de um projeto de proteção e desenvolvimento sustentável do aqüífero. O Brasil, que abriga 80% da área do reservatório subterrâneo, ocupa a secretaria-executiva do projeto. Argentina e Paraguai revezam-se na presidência e o Uruguai é o país-sede.

O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, irá participar da reunião, que contará com três representantes de cada país. Pelo Brasil, além de Senra, irão ao encontro membros do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Nacional de Águas.

Segundo ele, a pauta de reunião prevê a apresentação dos resultados dos trabalhos executados por três consórcios de empresas que prestam serviços nas áreas de hidrogeologia, trabalhos de campo e o portal de informações chamado GIS.

"Os trabalhos, na etapa em que se encontram, já começam a dar condições para o Programa Estratégico de Ação no aqüífero", afirmou Senra. "Além disso, a secretaria-executiva irá apresentar o seu relatório semestral", disse.

Ainda de acordo com ele, haverá também informes de representantes do Banco Mundial e da Organização Estados Americanos (OEA), que participam da administração do projeto que é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

Outras informações - O volume do manancial do Aqüífero Guarani chega a 37 mil km³ e sua extensão se aproxima de 1,2 milhões de Km². O Brasil possui a maior parte - 840 mil km² (70%do total); a Argentina, 225,5 mil Km²; o Paraguai, 71,7 mil Km² e o Uruguai, 58,5 mil Km².

Suas águas, em geral, são de excelente qualidade para consumo doméstico, industrial e para irrigação. No Brasil, abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As altas temperaturas das águas, que podem ser superiores a 30ºC, são úteis em balneários e na agroindústria (para despelar o frango). Estudos revelam que existe a possibilidade da ocorrência de poços jorrantes em 70% da área do aqüífero.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/228552/visualizar/