Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 07:28
Por: Renata Veríssimo

    Imprimir


O governo fechou acordo com os líderes dos partidos aliados para que o aumento do repasse em um ponto porcentual dos recursos da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) passe a vigorar em setembro. Para isso, a emenda constitucional que já tramita no Congresso será retirada e uma nova redação será encaminhada. O aumento dos repasses foi prometido aos prefeitos pelo presidente Lula, mas na semana passada o governo retirou da pauta porque o Ministério da Fazenda avisou que não tinha dinheiro para repassar às prefeituras este ano. A ação provocou revolta até mesmo na base aliada. Em uma reunião no Ministério da Fazenda, que durou cerca de duas horas e meia, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, comandaram uma negociação de um grande acordo com os líderes para destravar a pauta da Câmara dos Deputados.

Além do aumento dos recursos para os municípios, foram fechados acordos de anistia de parte da dívida de clubes de futebol com a Receita Federal, para viabilizar a aprovação da medida provisória que cria o Timemania, e para a redação de um novo projeto de lei que trata da chamada emenda 3, que trata do recolhimento de impostos para empresas formadas por uma pessoa só.

"Discutimos tudo e resolvemos todos os problemas. Vamos desobstruir a pauta e vamos votar", disse Mares Guia ao final da reunião. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio (PTB-PE) não quis usar o termo "acórdão", mas reconheceu que as negociações vão ajudar a destravar a pauta. "O nosso objetivo é sempre destravar a pauta. Meu trabalho é, permanentemente, fazer o meio de campo entre o relator, o governo e o que o Congresso quer", disse. Mares Guia explicou que será necessário encaminhar uma nova proposta de emenda constitucional.





Fonte: Brasília/AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/228692/visualizar/