Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 16:11

    Imprimir


A senadora Serys Marly, presidente regional do PT, foi a grande ausência na solenidade de posse de Ságuas Moraes na Educação. O evento, que marcou o ingresso de vez da legenda petista na administração Blairo Maggi, ocorreu no Palácio Paiaguás. Reuniu velhos adversários do governador, como Alexandre Cesar, que agora virou deputado, a ex-parlamentar Vera Araújo, contemplada com cargo de secretária-adjunta da Seduc, e Jairo Rocha, presidente do PT de Cuiabá.

Além de Serys, não compareceram ao evento o professor Wanderley Pignati e o ex-deputado Gilney Viana, militantes históricos do PT. Para evitar conflitos internos, Serys peferiu alegar que não prestigiou a posse do novo secretário porque tinha outro compromisso no mesmo horário. Ela ainda não conseguiu "engolir" a decisão da maioria dos membros da Executiva Regional, que aprovaram a aliança com o governo do "rei da soja". Até então, o PT vinha atuando em âmbito regional como adversário da atual gestão.

Em discurso, Ságuas prometeu ser interlocutor do governo junto ao PT. Defendeu melhoria do Estado nos indicadores nacionais no Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), na Prova Brasil e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). São índices que medem a qualidade da educação no país, nos quais Mato Grosso aparece com reprovado.

Ex-prefeito de Juína por dois mandatos e deputado estadual também por duas vezes, Ságuas Moraes disse que dará continuidade ao trabalho de Luiz Antônio Pagot na recuperação da rede física. Com discurso já incorporado ao da turma da botina, o petista lembrou que mais de 400 escolas das 647 já foram reformadas pelo governo Maggi. Falou também sobre o Plano Estadual de Educação, que tramita na Assembléia Legislativa.

O novo secretario prometeu concurso público e diz que dará celeridade aos processos de progressão e aposentadoria. Pretende ainda fortalecer a Educação da zona rural, indígena, especial e de jovens e adultos das populações tradicionais e quilombolas.

“O desafio é grande, são 647 unidades escolares, aproximadamente 475 mil alunos e 28 mil trabalhadores. A rede é grande e complexa e a Educação é o maior serviço público prestado pelo Estado”, diz o secretário.

“Tenho a convicção do seu sucesso, pela sua competência e força de ação”, destacou o governador em exercício Silval Barbosa, a quem coube empossar Ságuas no comando da Seduc, junto com a adjunta Vera Araújo.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/228891/visualizar/