Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 16:03

    Imprimir


A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado vai promover uma audiência pública nesta quinta-feira para discutir o Projeto de Desenvolvimento Regional Brasil Central. Esse projeto prevê a construção de três ramais da Ferrovia Norte-Sul na região Centro-Oeste, em Rondônia e em áreas adjacentes de Minas Gerais, Pará, Paraná, Bahia, Piauí e Maranhão. A audiência está prevista para começar às 14h.

A autora do requerimento para realizar a audiência foi a senadora Serys Marly (PT), que defende a necessidade de expansão da malha ferroviária nas regiões centro-oeste e norte devido a sua localização distante dos principais portos do país. Ela ressalta também que, em função da má qualidade das rodovias, o custo do transporte de grãos, animais e minérios produzidos na região é muito alto.

"Essa produção [do centro-oeste e norte] enfrenta mais de dois mil quilômetros de rodovias em carga de caminhão até Porto de Paranaguá [PR], encarecendo sobremodo o produto, além de causar desperdício aos produtores, desestimulando assim a iniciativa daqueles que desbravaram a região e que não podem ficar à mercê das circunstâncias", disse a parlamentar no requerimento.

O projeto Brasil Central, de iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), deverá ser debatido por vários especialistas em transporte ferroviário, entre os quais, o diretor-geral da ANTT, Alexandre Nogueira Rezende; o diretor e autor do Projeto Brasil Central, Gregório Rabelo; o chefe do Laboratório de Transporte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Amir Mattar; e o consultor da UFSC, Antônio Galvão Novaes.

A Comissão também vai se reunir às 9h, da quinta-feira (10), para deliberar sobre matérias terminativas e não terminativas que se encontram em tramitação na comissão.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/228893/visualizar/