Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 06:14

    Imprimir


Os candidatos do segundo turno nas eleições Presidenciais do Timor-Leste, o primeiro-ministro José Ramos Horta e Francisco Guterres, do governamental Fretilin, conversaram hoje com a imprensa para explicar seus programas, apesar de a campanha ter sido oficialmente fechada no domingo.

Sem fazer nenhuma referência a esse fato, Ramos Horta, que se apresenta como independente, afirmou que, ser for eleito, destituirá os ministros do Gabinete suspeitos de entregar arroz e dinheiro para conseguir votos a favor do Fretilin no primeiro turno, realizado em abril.

No entanto, o que mais conversou com a imprensa foi Guterres, que aproveitou para criticar as declarações de Ramos Horta, nas quais defendeu que a exploração de gás e petróleo do Timor-Leste deve ser em consenso com o Banco Mundial.

Guterres acrescentou que o Banco Mundial deveria se limitar a prestar assistência técnica às instalações do poço de Greater Sunrise, que será explorado conjuntamente por Austrália e Timor-Leste, após um acordo assinado em 2006.

O mesmo estabelece que a Austrália vai explorar 10% da Área de Gestão Conjunta do Greater Sunrise, enquanto o Timor possuirá os 90% restantes e terá um lucro de cerca de US$ 10 bilhões.

Guterres afirmou que este lucro será destinado diretamente aos timorenses e a formar uma companhia de gás nacional para sua exploração e gestão.

A campanha do segundo turno foi marcada por acusações e desqualificações entre os dois candidatos.

O Fretilin acusou Ramos Horta de ser o candidato favorito da Austrália, enquanto o primeiro-ministro insiste em que esse partido se valeu de intimidação e ameaças para arrecadar votos no primeiro turno.

As eleições Presidenciais acontecem um ano depois dos graves eventos que colocaram o Timor-Leste à beira da guerra civil, quando o protesto de um grupo de militares expulsos do Exército provocou uma onda de violência que abalou a convivência democrática da jovem nação.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229007/visualizar/