Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Maio de 2007 às 03:25

    Imprimir


A Coréia do Sul estuda a possibilidade de transferir através do Banco de Exportação e Importação os US$ 25 milhões que Pyongyang possui no Banco Delta Asia (BDA) em Macau, informa hoje um jornal sul-coreano.

Segundo o jornal conservador sul-coreano "Chosun Ilbo", esta possibilidade foi debatida na última quinta-feira em um encontro do Governo de Seul, presidido por Baek Jong-chun, conselheiro presidencial em política externa e segurança nacional.

Nesta reunião foram abordadas as formas para solucionar os "problemas técnicos" para a transferência destes fundos, o principal obstáculo para que a Coréia do Norte inicie o processo de sua desnuclearização.

Estes fundos, que ficaram congelados por 19 meses pelos Estados Unidos, foram desbloqueados em 19 de março, mas por enquanto não foram transferidos em função desses problemas técnicos.

Pyongayng afirma que só vai iniciar o compromisso de desmantelar seu programa nuclear, como tinha comprometido num acordo alcançado em 13 de fevereiro em Pequim, quando tiver acesso a esse dinheiro.

Seul estuda a possibilidade de abrir uma conta norte-coreana em uma das filiais do banco sul-coreano no exterior a fim de receber os fundos norte-coreanos do BDA, antes que sejam enviados às contas norte-coreanas na Rússia ou Itália, de acordo com o "Chosun Ilbo".

Segundo fontes sul-coreanas citadas por esse jornal, Washington deu seu consentimento a esta solução.

O Governo sul-coreano não confirmou a veracidade dessa notícia e se mostrou confiante em que este problema será resolvido entre as partes implicadas, a Coréia do Norte e o Banco Delta Asia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229010/visualizar/