Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 06 de Maio de 2007 às 23:59

    Imprimir


Representantes de cerca de 80 países discutirão de amanhã (7) a sexta-feira (11), em Brasília, a importância do cultivo de produtos agrícolas (commodities) para o desenvolvimento e a sustentação econômica, além dos impedimentos ao aumento de suas exportações.

Dados do Ministério da Agricultura, que promove o encontro junto com o Fundo Comum de Produtos de Base (CFC, sigla em inglês do Common Fund for Commodities) mais de 70% da população mundial dependem do cultivo de commodities para sobreviver – Etiópia e Uganda, por exemplo, têm mais de 50% de suas exportações resultantes da venda do café; a bana gera 25% das receitas do Equador; e Costa do Marfim e Gana conquistam 25% do mercado internacional com o cacau.

Participarão do encontro, que se realiza pela primeira vez no Brasil, integrantes de movimentos sociais, organizações governamentais e não-governamentais, associações, universidades e o setor produtivo. As discussões buscarão focar a questão diante dos Objetivos do Milênio definidos pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de reduzir a pobreza mundial à metade.

Para o diretor geral do CFC, Ali Mchumo, "a pobreza e os produtos primários são dois assuntos interligados, e não é possível acelerar o desenvolvimento mundial e a redução da miséria sem antes lidar com os problemas ligados às commodities".

De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil é líder em pesquisas sobre as commodities, termo usado em transações internacionais para designar um tipo de mercadoria em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização.

O Brasil se destaca no mercado internacional pela produção de açúcar, algodão, carnes (bovina, de frango e suína), café e etanol.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229014/visualizar/