Nos EUA, governador parte para os negócios
A universidade de Illinois tem o maior banco de germoplasma do mundo. Germoplasma é o elemento dos recursos genéticos que maneja a variabilidade dentro da espécie, com fins de utilização para a pesquisa em geral, especialmente para o melhoramento genético. A Embrapa também será beneficiada com o novo banco de dados.
O acordo foi fechado na última quinta, quando Maggi e comitiva estiveram na Universidade. É uma das mais antigas dos EUA. Foi fundada em 1867. As espécies vão servir para pesquisas de novos cruzamentos da soja em Mato Grosso, permitindo, assim, um melhoramento genético e maior produtividade.
Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil. Segundo Maggi, os produtores enfrentam problemas nas lavouras de soja por causa da ferrugem asiática, além de outras pragas. Acredita-se que com a ampliação do leque de pesquisas os agricultores terão melhores resultados nas próximas safras.
Negócios
De olho nos negócios empresariais, o governador conheceu também no Estado americano de Illinois o campo experimental de produção de biodiesel da ADM, líder mundial em processamento agrícola e tecnologia de fermentação. A empresa está construindo uma fábrica de biodiesel também em Rondonópolis, onde, curiosamente, Maggi reside.
A ADM se destaca como um dos maiores processadoras de soja, milho, trigo e cacau do mundo. Também é líder na produção de óleo e farelo de soja, etanol, adoçantes e farinha de milho. Além disso, produz ingredientes para alimentos e para a nutrição animal. No Brasil, a ADM é a terceira maior processadora de soja e a segunda maior processadora de cacau, além de uma das maiores exportadoras da soja brasileira. (Com Assessoria)
Comentários