Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 01 de Maio de 2007 às 09:43

    Imprimir


A Orquestra da Câmara do Estado começou sua segunda viagem nesta semana. As apresentações serão feitas nas cidades das regiões Norte e Médio-Norte do Estado. No repertório estarão as obra de grandes compositores mato-grossenses, brasileiros e sul-americanos.

Os Concertos Populares vão para o Médio-Norte,Lucas do Rio Verde, na quarta (2). No Nortão os espetáculos acontecerão em Sorriso, na sexta (4), e em Sinop, no domingo (6). Todos os concertos acontecerão a partir das 20 horas.

O envolvimento e a expectativa dos municípios são grandes e a mobilização da comunidade já começou. Em Lucas do Rio Verde, a idéia é levar o máximo de moradores possíveis ao Lago Ernani Machado, onde acontece a apresentação. "Noventa por cento da população daqui nunca viu uma orquestra na vida. Eu já vi e sei que é um espetáculo lindo, que vale a pena presenciar", conta a secretária de Educação e Cultura, Solimara Moreira.

Em Sorriso, a Orquestra fará a abertura da 2ª Mostra da Diversidade Cultural, que faz parte dos eventos alusivos ao aniversário de 21 anos de emancipação do município, no dia 13 de maio. Para a diretora de Cultura, Lili Marlene Ergang, é uma nova oportunidade para investir na formação cultural da população. "Somos um município jovem. Estamos em uma fase de formação de platéias, precisamos construir, criar esse gosto pela música de boa qualidade. Dar alternativas", opinou ela.

Ao todo serão visitados 14 municípios até agosto, com um repertório que passeia entre o erudito e o popular. No início de abril, as apresentações aconteceram em Diamantino e São José do Rio Claro, levando mais de cinco mil pessoas às praças populares.

Ao lado de composições já conhecidas da música erudita, como "O trenzinho caipira", de Heitor Villa-Lobos e "Hoe Down", do compositor Aaron Copland, o público poderá conferir composições feitas especialmente para a Orquestra de Câmara do Estado, como é o caso de "Cuiabá 2005", do compositor Ítalo Perón. No repertório ainda há homenagens à música sul-americana, em composições do argentino Astor Piazolla e de José Asunción Flores , o autor do clássico "Índia". Os compositores Pedro Elías Gutiérrez e Guerra Peixe também integram a apresentação, além dos mato-grossenses Tote Garcia e José Agnello Ribeiro.

"Essa idéia de trazer a Orquestra a nosso município é brilhante; com isso, se da à população o acesso à cultura. Tenho certeza que teremos um bom público", enfatizou a secretária de Educação e Cultura de Nova Mutum, Ida Timm Pedrollo.

Voltados para a formação de novas platéias, os Concertos Populares são apresentados gratuitamente e em locais de fácil acesso. Segundo o maestro Leandro Carvalho, diretor artístico da Orquestra, o objetivo desta série de concertos é descentralizar o acesso aos bens culturais, democratizando o conhecimento e proporcionando uma opção de lazer e cultura para a população mato-grossense. "Os Concertos Populares transformam-se em pontos culturais para a população. O repertório, centrado no encontro da música regional mato-grossense com a música instrumental de outros estados brasileiros e dos países da América do Sul, é descontraído e alegre. As pessoas se divertem e sempre fica aquela vontade de ouvir mais", complementa ele.

Iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, a Orquestra de Câmara do Estado conta com o patrocínio da Archer Daniels Midland Company (ADM), multinacional líder mundial em processamento de alimentos e nutrição animal, para a realização dos Concertos Populares.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229758/visualizar/