Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 30 de Abril de 2007 às 13:14

    Imprimir


Em entrevista ao canal de notícias Bloomberg, em Nova Iorque (EUA), o governador mato-grossense Blairo Maggi, que tenta contornar as críticas internacionais sobre os seus ombros em relação à questão ambiental, disse que "o Brasil tem todas as condições de crescer economicamente e produzir alimentos para a população mundial sem afetar a Floresta Amazônica".

De acordo com Maggi, maior produtor individual de soja do mundo, ainda há disponíveis no país mais de 60 milhões de hectares a serem abertos à produção agrícola em regiões que não sejam a Amazônica, como o Cerrado, por exemplo. “A expansão da produção de soja, milho e cana-de-açúcar está se dando em áreas antes utilizadas pela pecuária, o que diminui muito a pressão sobre áreas de floresta”, declarou, na entrevista à Bloomberg Television, rede a cabo com sede em Nova Iorque e que transmite notícias econômicas 24 horas por dia.

O consumo mundial de alimentos cresce a uma taxa média de 3% ao ano e o Brasil, de acordo com Maggi, tem uma posição estratégica nesse mercado, pois é um dos poucos países que ainda têm espaço para crescer. O Brasil só não cresce mais, pondera, por falta de infra-estrutura, como estradas, ferrovias, hidrovias e portos. Considera que o Programa de Aceleração do Crescimento investirá mais de R$ 60 bilhões em infra-estrutura nos próximos anos, o que aumentará a competitividade.

O crescimento do Brasil depende também, segundo o governador, de investimentos no setor de energia elétrica. Enfatiza que a forma mais barata de se produzir energia é a hidrelétrica. Vê condições de Mato Grosso construir várias pequenas centrais hidrelétricas com o menor impacto ambiental.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229852/visualizar/