Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Abril de 2007 às 10:55

    Imprimir


Prefeitos de 15 municípios da região sul do Estado pretendem criar uma rede de proteção social que beneficie ao menos 480 mil habitantes. Esta é uma das propostas dos prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Região Sul, debatida em reunião ocorrida esta semana, em Campo Verde (131 km ao sul de Cuiabá).

A proposta visa intensificar as ações em realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e projetos com recursos captados pelo consórcio, informou o presidente do consórcio e prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescansin.

Segundo ele, é crítica a situação dos municípios que enfrentam problemas com jovens envolvidos com drogas, amparo aos idosos, dentre outros situação de assistência social. "São situação heterogêneas que requerem a nossa união para enfrentarmos esses problemas e irmos atrás de recursos por meio do consórcio", disse ele.

Dimorvan salientou que a ações só devem ser efetivadas caso haja a união de todos os prefeitos em torno de projetos na área social, com o apoio do Governo do Estado. "É importante que a gente tenha uma motivação para que o consórcio aconteça e traga o resultados esperados", frisou o prefeito.

Durante encontro, o secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, fez uma apresentação do Programa MT Regional, ocasião em que explicou a formatação dos consórcios. Outras tema debatido foi a descentralizações das licenças ambientais nos consórcios. Esta parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), permite mais agilidade em projetos considerados de impacto ambiental local, uma vez que seriam licenciados de forma regional e não centralizado em Cuiabá, apenas. Trata-se de projeto como abertura de posto de gasolina, poços artesianos, armazéns, unidades de conservação, dentre outros projetos.

O consórcio é formado pelos Municípios de Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230103/visualizar/