Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 18:23
Por: Édio Martins/Ronaldo Pacheco

    Imprimir


Mesmo sendo o único segmento que não possui receita financeira entre os oito enquadrados em levantamento do Instituto Vetor de Pesquisas, o movimento comunitário de Cuiabá possui quase 60% de confiança da população e está à frente de órgãos como a Prefeitura de Cuiabá, a Assembléia Legislativa, o Congresso Nacional e Câmara de Vereadores. Todos esses órgãos dispõem de orçamento anual considerável para finalidades diversas, inclusive, destinando verba ao marketing e outras promoções.

As Associações de Moradores de Bairros da Capital, que, em 2005, tinham ficado em último lugar em pesquisa idêntica, conseguiram reverter o quadro em menos de dois anos. "É fruto de muito trabalho e de dedicação junto às bases, porque o líder comunitário é um funcionário público sem remuneração e sem direito a férias ou descanso", argumenta o presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, após se reunir com cerca de 150 presidentes das regiões Leste, Oeste e Norte de Cuiabá, desde terça-feira (24/04/07) até a noite de quinta-feira (26/04/07).

"E o presidente de bairro não tem remuneração, executando, sempre, um trabalho voluntário voltado para o bem-estar da comunidade", emenda Édio Martins.

Do total de 500 entrevistados pela equipe do Vetor, 8,4% garantem que confiam plenamente nas Associações de Bairros, enquanto 45,5% dizem confiar parcialmente. Apenas 20,2% não confiam no movimento comunitário e outros 22% não souberam responder.

Já sobre a principal pergunta do questionário, 68,8% dos entrevistados afirmam não confiar nos políticos de Cuiabá.

"De cada 10 moradores de Cuiabá, seis confiam em seus dirigentes comunitários. Isso é muito gratificante para nós", afirma o presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), Valmir Cardoso, fundador da Federação Mato-Grossense (Femab) e da Confederação Brasileira (Conam).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230180/visualizar/